Brinque com Bonecos (0-6 meses)
Não importa se é um fantoche comprado numa loja ou um feito em casa com uma meia. Faça o fantoche falar para o bebé e cante-lhe uma canção. Use uma voz engraçada, ou várias vozes engraçadas (graves e agudas) que sejam cativantes. Esta atividade permite desenvolver a capacidade auditiva e linguística do bebé e provavelmente levará a que a criança tente alcançar e agarrar aquela criatura com a voz engraçada.
Faça uma Rampa! (6-10 meses)
Faça a sua própria rampa caseira apoiando uma almofada de sofá em cima de outra. Coloque um brinquedo interessante no cimo da rampa e veja se o seu bebé consegue cambalear até ao brinquedo. Cante uma canção enquanto a criança gatinha pela rampa acima. Este tipo de atividades fortalecem a parte superior do corpo o que ajuda os pequenotes a preparam-se para se levantarem e andarem.
Suba! (10-16 meses)
Ajude a criança a trepar para cima de um banco baixo. Observe-a atentamente enquanto ela sobe. Quando ela chegar ao topo, ajude-a a pôr-se de pé, agarrando cuidadosamente nas mãos dela. Diga: “Voa borboleta, voa!”, traga-a para os seus braços e dê-lhe um beijo. Subir ajuda a criança a fortalecer a sua capacidade de equilíbrio e de coordenação.
Rolo da Massa (16-22 meses)
Deite a criança e diga-lhe que ela é a massa das bolachas e você é o rolo da massa. Rebole cuidadosamente sobre ela, tomando o cuidado de apoiar o peso para que não fazer força sobre ela. Esta brincadeira dá à criança um sentido de orientação corporal e espacial à medida que esta vai compreendendo onde o seu corpo começa e acaba, e onde está relação a si. Mas, mais importante ainda, esta é uma óptima maneira de vocês se relacionarem por intermédio da brincadeira.
Brinque ao posto dos Correios (22-28 meses)
Faça várias caixas de correio a partir de caixas de sapatos com buracos cortados no cimo. Coloque-as em diferentes quartos ao longo do “percurso”. Ponha a criança a escrever cartas rabiscando num papel e depois a fechá-las em envelopes. A quem gostaria a criança de entregar a primeira carta? Que perguntas tem para fazer ao carteiro? O que é que o carteiro quer perguntar-lhe a si?
Faça uma Torre (28-36 meses)
Utilizando blocos e caixas de sapatos faça uma torre em conjunto com a criança. Enquanto trabalham, falem da torre. Quem vive nela? O que acontece na torre? Oiça como a imaginação do seu filho e a sua capacidade de contar histórias está a aumentar. Quando acabarem, festejem o vosso trabalho e realce como foi importante a vossa cooperação para construírem uma torre tão grande.
Experimente o pontapear o lenço (3-5 anos)
Faça tocar a música preferida do seu filho e faça-o segurar um lenço na mão direita. Peça-lhe para pontapear com a perna esquerda para a frente enquanto segura o lenço em frente, para tocar na perna. Repetir, segurando o lenço com a mão esquerda e pontapeando com a perna direita. Esta atividade encoraja a coordenação olho-mão, bem como a habilidade de seguir direções e distinguir entre “direita” e “esquerda”.