Brincar e Semear a Paz – brincadeiras para crianças dos 3 aos 5 anos

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

brincar e semear a paz
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Semear a Paz

Há competências na infância, que são sementes para a Paz?

Sim, há algumas competências em desenvolvimento nas crianças a partir dos 3 anos que podemos destacar e que estão intimamente relacionadas com a educação para a paz.

Competências na Educação para a Paz:

Uma delas é o Auto-controlo, ou seja, a capacidade para adaptar e controlar as próprias ações.

Outra é a capacidade para se relacionar com os outros.

A cooperação é outra competência muito valiosa na educação para a paz.

E por fim, mas não menos importante, destacamos a capacidade para comunicar. Entende-se que esta é a uma capacidade para trocar ideias, sentimentos e conceitos com os outros, de forma verbal e não verbal.

Damo-vos algumas sugestões de atividades que podem ser feitas com as crianças para ajudar a desenvolver essas mesmas competências.

Brincar e Semear a Paz

 

1. Para se desenvolver a capacidade de auto-controlo (auto-regulação, concentração, controlo interior, saber esperar):

Brincar e Semear a Paz - brincadeiras para crianças dos 3 aos 5 anos 1

  • Fazer a dança do freeze: parar de dançar e fazer uma estátua (ou saltar para dentro de um arco, ou colocar-se num ponto pré-definido) quando a música pára.
  • Fazer gelatina: é uma receita simples de fazer, com poucos passos, o que mantém o entusiasmo da criança pela atividade, mas ao mesmo tempo, é necessário esperar algumas horas para que fique pronta. Assim, através de uma receita a criança aprende a seguir passos sequenciais, reforçando a importância de seguir uma ordem, e para além disso também incentiva a ter paciência e a saber esperar para depois finalmente poder provar a sua gelatina!
  • Lenço voador: atirar o lenço ao ar e apanhar com as duas mãos. Depois experimentar apanhar só com uma. Experimentar também bater 2 palmas antes de apanhar o lenço (desafiar a criança a bater cada vez mais palmas). E tentar ainda apanhar o lenço com a cabeça, as costas, o joelho, o pé… Esta atividade vai estimular o auto-domínio e controlo do seu corpo.

Para ajudar a desenvolver competências sociais, tendo por base compreender e ser compreendido:

Brincar e Semear a Paz - brincadeiras para crianças dos 3 aos 5 anos 2

  • Jogar à bola em roda, passando a bola entre todos. Cada criança pode ser convidada a dizer o nome da criança para quem vai atirar a bola, ou para descrever algo relativo à outra pessoa (por exemplo, “os teus olhos são castanhos”). Podem ainda fazer-se um jogo que ajude a conhecerem mais sobre os gostos de cada um. No início do jogo cada criança diz uma coisa de que gosta e todos têm que tentar memorizar esses gostos de cada um. Depois quando se atira a bola tem que se dizer o gosto específico da criança para quem se atirou a bola.

Este jogo promove a atenção e a memorização, ao mesmo tempo que desperta o interesse e respeito pelas características do próprio e dos outros.

  • Brincar com ímanes e descobrir mais sobre o magnetismo. Que materiais são atraídos pelo íman? O que acontece quando juntamos dois ímanes?

Permitir que a criança coloque as suas próprias questões sobre o que está a experimentar e fazer as previsões do que vai acontecer, é um incentivo ao pensamento crítico e criativo e à disponibilidade para ouvir ideias diferentes das suas.

Para incentivar à cooperação, de forma a encontrar um equilíbrio entre as necessidades do próprio e as necessidades dos outros, através de uma atividade de grupo:

  • Bicicleta para dois: aos pares, as crianças deitam-se de costas no chão e juntam os pés, com as pernas no ar, fletidas. Pedalam em conjunto e tentam contar quantas pedaladas dão juntos.

Brincar e Semear a Paz - brincadeiras para crianças dos 3 aos 5 anos 3

  • Barrigas sorridentes: As crianças (e adultos) deitam-se no chão de costas, com as cabeças apoiadas na barriga de quem está ao seu lado. A primeira pessoa diz “Ha” e depois a que tem a cabeça apoiada na sua barriga, diz “Ha,Ha” e por aí fora, até todos terem soltado uma gargalhada.
  • Cadeia de bolas: As crianças ficam em linha e têm um cesto com bolas, que têm que ser passadas de mão em mão até conseguirem encher o cesto que está vazio na outra ponta da linha. As bolas devem ser passadas uma a uma e o adulto pode sugerir diferentes formas de as passarem – com as duas mãos, só com a mão esquerda/direita, pelo meio das pernas, de costas… À medida que vão colocando as bolas no cesto podem fazer a contagem em voz alta!

E para a competência de comunicação (verbal ou não verbal), pretende-se estimular o desejo de partilhar ideias e sentimentos com os outros. Esta competência está relacionada com a auto-confiança e na vontade de se relacionar com os outros.

Brincar e Semear a Paz - brincadeiras para crianças dos 3 aos 5 anos 4

  • Guia-me: Uma criança de olhos vendados tem que fazer um percurso com a ajuda das instruções que outra criança lhe vai dando até chegar ao fim do caminho.
  • Cartaz da Paz – fazer um cartaz sobre a paz, com recurso a desenhos das crianças, podendo utilizar-se alguns símbolos da paz, como a pomba branca, e pedir às crianças que a decorem.
  • Para as crianças mais crescidas que já saibam escrever, pode pedir-se que escrevam uma carta aberta ao mundo inteiro para apelar à paz.
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Scroll to Top