7 novas dicas para brincar com o seu bebé!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

bubbles
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

bubbles

 

Borrifos de água (0 aos 6 meses)

Quer brincar com o seu bebé recém nascido?
Qualquer bebé gosta de experimentar novas sensações. Ser borrifado na barriga com gotinhas frias de água é uma sensação particularmente refrescante. Use um borrifador limpo para pulverizar o seu bebé com uma “névoa” de água. Borrife em várias partes do corpo e toque com a sua mão de seguida. Ao fazer esta brincadeira vai desenvolver a sua estimulação sensorial e a sua consciência
corporal.

 

Façam uma “mesa de cheiros” (6 aos 10 meses)

Recolha cinco ou seis objectos com cheiros distintos. Poderá incluir uma bola de algodão perfumada, vinagre, casca de limão, fatias de banana. Poderá mesmo incluir objectos do exterior como relva, pinhas, flores ou “lixo”. Ofereça à criança cada item para que o possa cheirar. Como é que o seu filho disse cheiros que mais gostou e aqueles que não gostou? Use palavras para explicar como cheira cada um.

À medida que o seu filho descobre cada um dos itens e responde ao cheiro, ele está a desenvolver importantes competências de comunicação bilateral.

 

Praticar a pontaria (10 aos 16 meses)

Divirtam-se chutando objetos colocados junto aos pés descalços do bebé: uma bola de praia, uma bola de ténis, um rolo tátil, um pequeno chocalho, uma garrafa de plástico, uma bola de algodão…

Nesta atividade irá desenvolver a noção causa-efeito, melhorar a coordenação olho-pé e o conhecimento das propriedades físicas dos objetos.

 

Jogue ao segue o líder (16 aos 22 meses)

Diga ao filho que vai marchar rapidamente e lentamente. Dê-lhe uma mão e ande “depressa”. Depois grite “lento” e comece a andar “lentamente”. Se o filho estiver a falar, pode trocar os papéis e deixá-lo ser o líder.

Jogos como este ajudam as crianças a aprender novos conceitos e a desenvolver a coordenação bilateral e as capacidades de ouvir.

 

Cozinha de pizza (22 aos 28 meses)

Use uma forma circular e vá colocando ingredientes à sua escolha na pizza. Ligue o seu forno imaginário, coloque as suas luvas especiais e coloque a pizza no forno. Não se esqueçam dos utensílios necessários para a confessão da pizza e para comerem depois!

Esta atividade estimulou a imaginação da criança à medida que se deixava envolver, e fazia a própria pizza. A capacidade do uso de símbolos é fundamental para muitas áreas de desenvolvimento e, é crucial para o desenvolvimento das competências linguísticas, bem como para a aprendizagem de conhecimentos matemáticos e científicos, ao longo do desenvolvimento.

 

Anda, carro, anda! (28 aos 36 meses)

Faça de conta que o seu filho é um carro (consegue fazer sons de brrrmm, brrrmm e apitar?). Dê-lhe instruções de até onde quer que ele “conduza” bem, carro, conduz até ao teu quarto e traz um par de meias. Agora conduz até à porta das traseiras e pára um minuto. Eu vou pôr essas meias nas tuas rodas.

Actividades deste género dão à criança a oportunidade de praticar a sua capacidade auditiva. Não fique surpreendido se a criança utilizar a sua nova capacidade de pensamento simbólico para dizer, “Não vou parar! O semáforo está verde!”.

 

Descubram as lanternas divertidas! (3 aos 5 anos)

Numa área segura, com a sala às escuras, a criança deverá procurar a luz que indica um local especial onde lanternas estão escondidas. Pode ir fazendo sinais com uma lanterna e ela se aproxima como um barco guiar-se pelo faról! Segurar uma lanterna é maravilhoso para qualquer criança dessa idade, pois este objeto dá-lhe o controlo no escuro e a visualização de tudo à sua volta. Experimente esconder um pequeno conjunto de objetos preferidos, como bonecos, livros ou urso de peluche. Limite a área para facilitar a descoberta do tesouro escondido. Experimentem também dançar com as lanternas, ao som de uma música calma,  observando uma coreografia de luzes no tecto!

Esta brincadeira noturna pode ajudar a acalmar os sentimentos e medos associados ao escuro.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top