Verão
Cuidados a ter com o sol e com a água
Os amigos de quatro patas

As melhores brincadeiras de Verão
Preparámos para si uma seleção das melhores brincadeiras de Verão para fazer com os mais pequenos.
Estas brincadeiras são sugeridas para os bebés desde o nascimento até aos 12 meses.
O bebé recém-nascido pode parecer ainda incapaz de fazer muita coisa, mas já apreende muita informação do mundo envolvente através dos seus sentidos. Um recém-nascido é na realidade um ser fascinante: os seus sentidos estão em desenvolvimento, está focado nos adultos cuidadores e mostra-se curioso pelo mundo que o rodeia. Durante os primeiros meses verificam-se grandes ganhos na sua habilidade de controlar os músculos, vindo a tornar-se cada vez mais ativo. É nesta fase que a brincadeira tem um papel fundamental: ajudando cada bebé a tornar-se calmo, atento e curioso. À medida que vai crescendo, surgem outras necessidades e emergem novas potencialidades. Por isso mesmo, as brincadeiras focarão outras competências, nomeadamente a coordenação, a consciência espacial, a força dos principais grupos musculares e a comunicação. O brincar começa com a exploração sensorial pela observação de objetos, pela audição de diferentes sons e pelo toque, até o bebé se mostrar mais sociável, rindo e chamando a atenção com as suas brincadeiras.
Esperamos que passem muitos momentos divertidos com as crianças a chapinhar na água!
1. Espetáculo aquático
Competências em destaque:
-
Coordenação olho-mão
-
Motricidade fina
-
Noção de causa e efeito
2. Cuidar das plantas
Procurem flores! Divirtam-se a acariciar e a regar as flores. Pode acontecer que a água vá mais para os vossos pés do que para as flores e isso pode ser muito divertido.
Quando toca com as pétalas de uma flor no bebé, como é que ele reage? A estimulação táctil nas mãos e nos pés do bebé, fazem-no sentir o toque, e ao sentir-se confortável com a estimulação táctil, aprende a aceitar toques inesperados, tal como no uso de diferentes tipos de texturas das roupas e da comida.
A partir dos 8 meses o bebé já pode começar a aprender gestos para comunicar, e isso ajuda-o a adquirir a fala com maior facilidade. Faça um gesto para “flor”! Junte as pontas dos dedos com a palma da mão para cima e ao afastar os dedos e abrir a mão está a imitar uma flor.
Competências em destaque:
-
Consciência táctil
-
Consciência corporal
-
Comunicação não verbal
3. Caranguejo ou Peixe?
Percorra o corpo do bebé, dos dedos dos pés à ponta da cabeça, fazendo cócegas suaves com os seus dedos.
Com os dedos a passar pelo corpo do bebé, estimula-o a aprender mais sobre o mundo e a entender que é independente do que o envolve. Se quer agarrar as suas mãos, está a desenvolver as suas capacidades de alcançar e agarrar!
Dance com o bebé de barriga para baixo, apoiado no seu antebraço, com movimentos suaves e ondulantes como um peixinho na água.
Competências em destaque:
-
Consciência corporal
-
Equilíbrio
- Força no pescoço e tronco
4. Água, que bom!
Têm sede? O melhor é mesmo beberem água! E com o tempo quente vão hidratando a família.
Brincar com a água em dias quentes, ajuda o bebé a refrescar-se enquanto explora a textura da água. Gosta de brincar com as mãos? E com os pés? Se estiver ao seu colo, dentro de água, podem brincar a dançar enquanto cantam as vossas canções preferidas!
Ensinar desde cedo (aproximadamente pelos 8 meses) o gesto para “beber”, com a mão fechada e o polegar esticado trazendo até à boca, facilitará a comunicação com a criança que se sentirá feliz e com as suas necessidades correspondidas a tempo. Faça o gesto sempre que lhe der água. Muito em breve, quando estiver com sede, todos saberão!
Competências em destaque:
-
Confiança
- Linguagem