Brincadeiras de Verão (0-12 meses)

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Verão

Entramos em Junho e está perto o início do Verão.
O tempo quente apela a brincadeiras na rua, no jardim, na praia. E de preferência, as melhores brincadeiras de Verão são aquelas que metem água!

Cuidados a ter com o sol e com a água

Nunca é demais relembrar os cuidados a ter com as crianças no que diz respeito ao calor e à exposição solar. Leia mais sobre isso aqui.
E pode ainda consultar aqui as orientações da DGS para as medidas de segurança no Verão.
E no que diz respeito ao meio aquático também é muito importante atentar nos cuidados de segurança a ter com as crianças na água ou perto dela. 

Os amigos de quatro patas

E também não esquecemos os amigos de quatro patas!
Veja aqui os conselhos do Veterinário André Santos da Clínica Veterinária do Restelo para os cuidados a ter com os animais antes e durante o período de férias.
Brincadeiras de Verão (0-12 meses) 1

As melhores brincadeiras de Verão

Preparámos para si uma seleção das melhores brincadeiras de Verão para fazer com os mais pequenos.

Estas brincadeiras são sugeridas para os bebés desde o nascimento até aos 12 meses.

O bebé recém-nascido pode parecer ainda incapaz de fazer muita coisa, mas já apreende muita informação do mundo envolvente através dos seus sentidos. Um recém-nascido é na realidade um ser fascinante: os seus sentidos estão em desenvolvimento, está focado nos adultos cuidadores e mostra-se curioso pelo mundo que o rodeia. Durante os primeiros meses verificam-se grandes ganhos na sua habilidade de controlar os músculos, vindo a tornar-se cada vez mais ativo. É nesta fase que a brincadeira tem um papel fundamental: ajudando cada bebé a tornar-se calmo, atento e curioso. À medida que vai crescendo, surgem outras necessidades e emergem novas potencialidades. Por isso mesmo, as brincadeiras focarão outras competências, nomeadamente a coordenação, a consciência espacial, a força dos principais grupos musculares e a comunicação. O brincar começa com a exploração sensorial pela observação de objetos, pela audição de diferentes sons e pelo toque, até o bebé se mostrar mais sociável, rindo e chamando a atenção com as suas brincadeiras.

Esperamos que passem muitos momentos divertidos com as crianças a chapinhar na água!

1. Espetáculo aquático

Brincadeiras de Verão (0-12 meses) 2

Disponibilize na banheira (ou num alguidar ao ar livre), copos, taças e colheres de plástico.
Se ela ainda demonstrar dificuldade em encher e esvaziar os recipientes, sirva de modelo e faça-o para a criança ver. Adorará ver e ouvir as diferentes cascatas!

Competências em destaque:

  • Coordenação olho-mão
  • Motricidade fina
  • Noção de causa e efeito

2. Cuidar das plantas

Procurem flores! Divirtam-se a acariciar e a regar as flores. Pode acontecer que a água vá mais para os vossos pés do que para as flores e isso pode ser muito divertido.

Quando toca com as pétalas de uma flor no bebé, como é que ele reage? A estimulação táctil nas mãos e nos pés do bebé, fazem-no sentir o toque, e ao sentir-se confortável com a estimulação táctil, aprende a aceitar toques inesperados, tal como no uso de diferentes tipos de texturas das roupas e da comida.

A partir dos 8 meses o bebé já pode começar a aprender gestos para comunicar, e isso ajuda-o a adquirir a fala com maior facilidade. Faça um gesto para “flor”! Junte as pontas dos dedos com a palma da mão para cima e ao afastar os dedos e abrir a mão está a imitar uma flor.

Competências em destaque:

  • Consciência táctil
  • Consciência corporal
  • Comunicação não verbal

3. Caranguejo ou Peixe?

Brincadeiras de Verão (0-12 meses) 3

Percorra o corpo do bebé, dos dedos dos pés à ponta da cabeça, fazendo cócegas suaves com os seus dedos.

Com os dedos a passar pelo corpo do bebé, estimula-o a aprender mais sobre o mundo e a entender que é independente do que o envolve. Se quer agarrar as suas mãos, está a desenvolver as suas capacidades de alcançar e agarrar!

Dance com o bebé de barriga para baixo, apoiado no seu antebraço, com movimentos suaves e ondulantes como um peixinho na água.

Competências em destaque:

  • Consciência corporal
  • Equilíbrio
  • Força no pescoço e tronco

4. Água, que bom!

Brincadeiras de Verão (0-12 meses) 4

Têm sede? O melhor é mesmo beberem água! E com o tempo quente vão hidratando a família.

Brincar com a água em dias quentes, ajuda o bebé a refrescar-se enquanto explora a textura da água. Gosta de brincar com as mãos? E com os pés? Se estiver ao seu colo, dentro de água, podem brincar a dançar enquanto cantam as vossas canções preferidas!

Ensinar desde cedo (aproximadamente pelos 8 meses) o gesto para “beber”, com a mão fechada e o polegar esticado trazendo até à boca, facilitará a comunicação com a criança que se sentirá feliz e com as suas necessidades correspondidas a tempo. Faça o gesto sempre que lhe der água. Muito em breve, quando estiver com sede, todos saberão!

Competências em destaque:

  • Confiança
  • Linguagem
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Scroll to Top