Brincadeiras Arco-íris (especial Natal 2020)

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

On The Go Classes
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Vamos colorir este Natal?

Natal colorido

O Natal está aí à porta e muito se fala de como este Natal será diferente para voltar a ser igual.

Muitas famílias pensam já como se poderão ou não juntar neste Natal.

Ainda sem saber ao certo com que medidas teremos que contar para organizar o nosso Natal em família, uma coisa é certa, mesmo com a família em menor número, se assim tiver que ser, que seja igualmente um Natal feliz para as crianças e que elas descubram na sua família um lugar seguro, aconchegante e harmonioso para crescerem felizes e confiantes.

Os momentos de reunião familiar são bons momentos de partilha e de observação, uma vez que todos se conseguem ver uns aos outros, havendo oportunidade de se conhecerem cada vez melhor, havendo espaço para aprender a respeitar e aceitar a individualidade e as diferenças de cada um. Assim como a admirar a beleza que cada um tem em si, como cada um é especial à sua maneira e tem tanto para mostrar aos outros.

O tempo de brincadeira com a família é o melhor tempo para as crianças aprenderem a partilhar e a agradecer. A criatividade e a generosidade são dois dos presentes que se recebem a brincar com a família e os amigos.

A criança aprende com os seus pais e outros cuidadores, a respeitar, a agradecer, a amar e a socializar com os seus pares e com os outros adultos. No seio da família surgem as primeiras socializações e através da brincadeira podemos incentivar a criança a expressar-se em grupo, dando-se a conhecer a si mesma e a conhecer mais os outros.

O arco-íris surgiu, no início desta pandemia, como um símbolo de esperança e união, pelo que trouxemos as suas cores para as nossas brincadeiras, como sugestões para alegrarem mais o vosso Natal e também estes próximos fins-de-semana de recolhimento em casa.

Brincadeiras coloridas dos 0 aos 5 anos

 

Dos 0 aos 6 meses

Faça um moinho de papel colorido

O movimento giratório e as cores vivas de um moinho de papel hipnotizam até os bebés com poucos dias de vida e, por volta dos três meses, eles tentarão agarrar no moinho. Para que o seu bebé usufrua da melhor perspetiva, segure no moinho de vento a cerca de 60 cm do seu rosto e sopre. Não o deixe agarrar nele, pois as arestas do moinho podem magoá-lo.

Movimente o moinho de um lado para o outro em forma de arco como se estivesse a desenhar um arco-íris no céu. Assim estará a estimular a visão do seu bebé, mais especificamente a sua capacidade de focar o objeto e de seguir o seu movimento com o olhar.

 

Dos 6 aos 12 meses

Crie um arco-íris

Mostre ao seu bebé como um prisma pode transformar o sol num arco-íris tremeluzente. Pendure o prisma em frente de uma janela cheia de sol ou pegue nele e faça com que a luz dance à volta da sala. Ou então, experimente colocar um copo com água no parapeito de uma janela soalheira numa posição que crie um arco-íris no chão (que o seu pequenino tentará agarrar 😊).

 

Dos 12 aos 24 meses

Dias mais coloridos!

Brincadeiras Arco-íris (especial Natal 2020) 1

Tenham dias coloridos! Podem começar com um dia amarelo. Durante o dia falem sobre todos os objetos amarelos que encontram, a banana, a flor, a caixa, até ao patinho de brincar. Continuem com dias de outras cores: verde, azul e cor de laranja são boas para continuar!

À medida que a criança aprende a dividir os objetos pelas suas características, a cor torna-se cada vez mais importante. Esta brincadeira estimula a concentração, o desenvolvimento de conceitos e a escuta ativa!

 

Dos 24 aos 36 meses

Cores com cheiro!

Coloque vários círculos de cores diferentes (por exemplo: amarelo, branco, cor de laranja, vermelho) numa mesa e vários objetos noutra (por exemplo: um girassol, rodelas de limão, pipocas, rodelas de cebola, rodelas de laranja, um malmequer, cerejas, rodelas de tomate)! Esta brincadeira pode começar pela identificação da cor e o agrupar de objetos junto ao círculo da respetiva cor. A partir dos 30 meses, podem também experimentar fechar os olhos e cheirar o objeto. O objeto é tapado, a criança abre os olhos e escolhe o círculo da sua cor. Acertou na cor? E qual o nome do objeto?

As crianças desta idade adoram brincadeiras de adivinhar. Identificar a cor do objeto e descobrir o seu cheiro, ensina a encontrar uma resposta através da comparação com as restantes cores disponíveis. Esta brincadeira estimula o desenvolvimento da linguagem, a resolução de problemas, a exploração sensorial e a memória visual.

 

Dos 3 aos 5 anos

A magia das cores!

Com tintas de apenas 3 cores, amarelo, azul e vermelho, serão criadas ainda mais cores! Prontos para a magia? Descubram que cores juntas se transformam em verde (amarelo e azul). Chega o momento de descobrir como aparece o cor-de-laranja (amarelo e vermelho). E que cor aparece quando se mistura azul com vermelho? E qual é a vossa cor preferida? Vamos criá-la! Para quem gosta muito de cor de rosa, experimente juntar ao vermelho uma nova cor, o branco! O primeiro passo será escolher uma nova cor para criar e o passo seguinte será escolher as cores disponíveis e… fazer magia!

Uma criação de cores torna-se ainda mais interessante para as crianças quando são elas a fazer aparecer! Descobrir novas cores torna-se um problema em que as crianças têm que se concentrar para o resolver. As crianças destas idades gostam de contar histórias sobre as imagens que fazem aparecer nas suas pinturas. Ao compararem e contrastarem os detalhes visuais do trabalho artístico que está a acontecer, podem ser encontrados símbolos que representem pessoas e objetos importantes na sua vida.

descobrir

Ciência colorida!

Encha um copo com água e peça à criança que observe enquanto deita corante alimentar para o copo. Juntos, conversem sobre o nome das cores. Em seguida, use a combinação de diferentes corantes (vermelho, azul e amarelo) para criar novas cores. Antes de misturar as cores, questione a criança sobre o que acha que irá acontecer. No final pergunte à criança qual a sua cor favorita. Para além de ser uma boa brincadeira para aprender as cores é também uma forma de desenvolver a sua capacidade de resolver problemas e pensamento científico, antecipando as hipóteses da experiência e testando as mesmas, verificando os resultados.

Orquestra de movimentos

Com a ajuda do jogo da macaca da Chicco pode juntar-se a nós no desafio 5 dias a dançar e fazer com o seu filho uma pintura conjunta usando todo o corpo. Veja aqui como o fazer e vai ver que se vai divertir muito com o movimento, dança e cores!

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Scroll to Top