Bola Companheira!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

bola
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Rolar, rolar, rolar (0-6 meses)

Pratique o rolar no cobertor em casa. Ponha o seu bebé de bruços ou de costas numa metade do cobertor. Levante suavemente a outra metade do cobertor, apenas um bocadinho para que o bebé role (pode ter de levantar os braços do seu bebé para o ajudar a rodar). Este tipo de actividades ajudam a desenvolver a força muscular do seu bebé e a sua consciência sensorial.

 

Bola Companheira (6-10 meses)

Sente o seu bebé a vários passos de si. Empurre suavemente uma bola na direcção dele. Ele vai ao encontro dela ou tenta agarrá-la? Consegue empurrá-la de volta? Observe as diferentes maneiras como o seu bebé tenta participar activamente no mundo, ao mesmo tempo que está a trabalhar os movimentos físicos base como apanhar, agarrar, sentar e levantar-se, e, quem sabe, gatinhar.

 

“Pingos de Chuva” (10-16 meses)

Providencie algumas bolas de espuma ou bolas macias (gotas de chuva) e um balde. Peça à criança que atire os “pingos de chuva” para o balde. Cante, “Pingos, Pingos, a cair, a cair, a cair, pingos, pingos a cair, para o balde!” (com a melodia da música “London Bridge”). Veja se o seu filho consegue pôr as bolas no balde de um local privilegiado, como por exemplo sentado no sofá.

 

Faça um Lanche (16-22 meses)

Diga à criança que vai preparar um lanche com um pão, queijo e fiambre. Alinhe os ingredientes. Explique: “Primeiro vamos pôr o pão em baixo, depois o queijo no cimo do pão, e o fiambre por cima do queijo.” Peça-lhe para a ajudar a fazer o lanche. Quando tiver terminado, cubra a sandwich com um guardanapo. Pergunte-lhe: “O que está por baixo? O que está por cima?”. Este tipo de actividades ajuda a criança a desenvolver a sua capacidade de memorização e dá-lhe uma oportunidade de resolver os problemas e de cooperar com os outros.

 

Vá apanhar maçãs (22-28 meses)

Amarrote papel crepe vermelho em bolas e coloque-as à volta da sala (pode mesmo escondê-las para ser mais divertido). Certifique-se de que põe algumas “maçãs” em locais onde a criança precise de subir (em cima do sofá) ou de gatinhar (debaixo da mesa). Dê à criança um cesto ou um saco e diga-lhe que hoje vão apanhar maçãs. Veja quantas maçãs ela consegue apanhar, contem-nas juntos e depois pergunte-lhe: “O que vamos fazer com estas maçãs todas?”. Podem representar a ideia dele em conjunto. Esta actividade permite à criança desenvolver as suas capacidades matemáticas, físicas e de pensamento simbólico.

 

Escavar em Busca de um Tesouro! (28-36 meses)

Encha uma caixa pouco profunda ou uma bandeja com arroz ou cereais. Esconda “tesouros” (jóias de brincar, brinquedos dinossauros, etc.) lá dentro e tentem encontrá-los com um pincel, uma colher ou uma espátula. No Verão tente fazer este jogo ao ar livre, na caixa de areia do seu filho. Para uma reviravolta pergunte ao seu filho: “Consegues pensar em mais alguma coisa com a qual quisesses escavar?”. Que soluções criativas é que ele arranja? Veja como funciona a solução dele.

 

”Andar engraçado” (3-5 anos)

 Faça uma linha no chão com fita adesiva ou uma tira de tecido. Dê ao seu filho instruções sobre como andar pela linha (desenvolver a capacidade de escutar). Primeiro peça-lhe para andar sobre a linha normalmente uma vez. Depois peça-lhe para saltar ao longo da linha. E de seguida para andar de costas ao longo da linha. Tente que o seu filho ponha um pé de cada lado da linha e que pule ao longo do percurso alternando os pés. Sugira-lhe também que pule a pés juntos para um e o outro lado da linha. Dê-lhe a possibilidade de ser ele a dar as instruções e inventar novos movimentos.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top