Bebés curiosos!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

bebés curisosos
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Fantoches de dedo (0 aos 6 meses)

Nesta fase os bebés são curiosos e observam tudo aquilo que os rodeia e são cada vez mais capazes de ter noção de causa-efeito. E existe uma boa forma de estimularmos e desenvolvermos ainda mais esta capacidade! Vamos usar fantoches de dedo de várias cores apelativas e vamos mexê-los, utilizando sons em vários tons de forma a cativar a atenção da criança. A ideia não é que a criança compreenda a história que o adulto vai criando, mas sim que a criança se foque e se divirta com o que se está a passar. Tenho a certeza que vão conseguir arrancar sorrisos destes pequenos!

Desta forma desenvolvemos a interação da criança com o que a rodeia e com o adulto, ao mesmo tempo que estimulamos os diferentes sentidos e ainda desenvolvemos a noção de causa-efeito.

 

Vamos subir a montanha (6 aos 10 meses)

Empilhe alguns colchões no chão ou almofadas grandes de forma a fazer uma rampa ou inclinação. Deite o seu bebé de barriga para baixo e com as mãos atrás dos seus pés encoraje-o a subir a montanha. Para suscitar ainda mais curiosidade e incentivar o seu bebé a gatinhar coloque um brinquedo favorito (que sabe que ele gosta mesmo muito), no topo dos colchões. Pode também experimentar brincar ao “cu-cu”, posicionando-se atrás da “montanha” e aparecendo de surpresa. Caso o seu bebé não consiga alcançar o brinquedo autonomamente ajude-o a chegar ao objetivo e terminar a tarefa, para que este não se sinta frustrado. Pode repetir esta atividade mais vezes durante a semana até que o seu bebé a consiga realizar sozinho.

 

Vamos passear (10 aos 16 meses)

Sabe aqueles cestos que tem em casa para guardar a roupa? Ou aqueles alguidares grandes que temos em casa? Pois bem, vamos dar-lhes outro uso. Forre o seu interior com almofadas ou mantas fofinhas e sente a criança lá dentro. Agora faça sons de comboio e arraste a criança pelas suas superfícies de tapete ou alcatifa. Aumente e diminua a velocidade com que anda de comboio com a sua criança. Pensava que ele não podia andar de comboio dentro de casa? Eles vão se rir muito e se preferir pode ligar uma música divertida para vos acompanhar.

Esta atividade vai ajudar a criança a ganhar mais equilíbrio e a desenvolver competências sociais.

 

Circuito em casa (16 aos 22 meses)

Faça, no chão, uma linha com um metro de comprimento, usando fita adesiva. Poderá também usar uma tábua de madeira. Comece por segurar a mão da criança enquanto ela anda ao longo da “barra”. Depois, encoraje-a a experimentar sozinha. Esta actividade fomenta a noção de equilíbrio e a coordenação bilateral.

 

Hora da Limpeza! (22 aos 28 meses)

Uma vez que estamos em casa e em família, as tarefas domésticas também podem ser feitas em família. Dê à criança uma vassoura pequena ou um pano do pó limpo e comecem as tarefas juntos. Mesmo que criança não limpe tão bem como os adultos é importante que se sintam úteis e que sintam que estão mesmo a ajudar. Quando tiverem tudo limpo podem arrumar os objetos que estão fora do seu sítio correto.

 

Juntar as formas (28 aos 36 meses)

Num cartão desenhe algumas formas (triângulo, quadrado, estrela, círculo…) num tamanho considerável. Peça à sua criança para as colorir, de seguida recorte-as. Com as formas prontas decalque-as noutra superfície (folha, cartolina, cartão…). Quando decalcadas está o jogo pronto. Agora peça à criança para agrupar as formas no decalque correto.

Que brincadeira simples e tão divertida!

 

Boneco de balão (3 aos 5 anos)

Estes dias em casa podem ser muito stressantes para todos, que tal fazerem um anti-stress caseiro? Num balão coloque farinha com a ajuda de um funil, não o encha muito. Dê um nó na ponta e corte, com uma tesoura, a parte de balão a mais depois do nó.

Decore o seu balão com olhos, boca, nariz ou como a sua imaginação o mandar. Para isso utilize uma caneta ou cole materiais de desperdício que tenha em casa.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top