Barriga para baixo

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

barriga para baixo
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Barriga para baixo! (o-6 meses)

Deixe o bebé passar curtos períodos de tempo de barriga para baixo em cima de uma toalha mais felpuda ou de um cobertor. 

Tendo em conta que é uma posição cansativa, comece com apenas dois/três minutos, distribuídos ao longo do dia, e aumente gradualmente o tempo. Pode experimentar colocar um brinquedo de cor atrativa à frente do seu bebé, não muito distante, para tornar a atividade mais divertida.

Esta posição permite o fortalecimento dos músculos das costas e do pescoço, fundamental para a aquisição da posição de sentado. 

 

Golo!!! (6-10 meses)

Segure o seu bebé pelo peito e coloque uma bola à frente das suas pernas. Ajude-o a chutar a bola, fazendo-o balançar para a frente e para trás, enquanto segura nele. 

O bebé apenas vai precisar de ajuda numa fase inicial. Assim que perceber o movimento que deve fazer com as pernas, vai divertir-se imenso a chutar a bola sozinho. 

Diga bem alto “Gooolo”. Prometemos que a diversão será garantida. 

 

Tantas folhas! (10-16 meses)

Dê ao seu bebé diferentes tipos de folhas (papel de escritório, papel manteiga, folhas de alumínio, etc.) e incentive-o ao rasgá-las e a amarrotá-las. 

Esta atividade ajuda a desenvolver e a fortalecer os pequenos músculos das mãos e introduz novas aprendizagens sensoriais, tácteis, visuais e auditivas – folhas diferentes possuem sons diferentes ao serem rasgadas e amarrotadas, têm diferentes propriedades físicas, possuem texturas diferentes e provocam diferentes sensações). 

 

Caminho de Obstáculos (16-22 meses)

Faça um caminho com obstáculos que o seu bebé tenha de transpor, por cima e por baixo. Crie um percurso com diferentes objetos e itens para a criança subir e descer – uma mesa pequena para passar por baixo, um banco para subir, um lençol para passar por baixo, uma pequena almofada para saltar por cima… 

Ponha música e, em conjunto com a criança, faça o percurso verbalizando “por cima” e “por baixo” quando apropriado. 

Isto ajuda a exercitar as competências de equilíbrio e coordenação motora, bem como a linguagem e a aprendizagem de conceitos opostos – “por cima” e “por baixo”.

 

Estátuas!  (22-28 meses)

Inicie este jogo assumindo o papel de “chefe”. A sua criança deve estar posicionada de frente para si. 

O “chefe” designa qual será a estátua que vão fazer. Pode ser um cão, passarinho, gato, cobra… Juntos, façam a estátua. Quem se mexer… perde! 

Podem trocar papeis, de forma a que o seu pequenote também tenha oportunidade de ser o chefe e decidir quais as estátuas que vão fazer. 

Repitam a atividade da estátua, desta vez com música. Sempre que o chefe desligar a música, devem fazer a estátua definida. 

 

Encontrar a forma igual (28-36 meses)

Mostre à sua criança uma determinada forma, por exemplo um quadrado, e em seguida, incentive-a a procurar, pela casa, objetos que tenham a mesma forma. 

A seguir, pode utilizar outras formas como um círculo, um retângulo ou um triângulo. 

Enquanto brincam e se divertem, estão a trabalhar competências como a discriminação visual, a atenção e a memória.

 

O que falta?  (3-5 anos)

O adulto dispõe sobre uma mesa 6 a 8 objetos, em linha. A criança deve olhar bem para eles e nomeá-los. Podem utilizar carrinhos, animais, canetas de várias cores, bonecos, entre outros.  

A seguir, peça à sua criança para fechar os olhos e retire um objeto. Peça-lhe para abrir os olhos novamente e pergunte qual o objeto que está em falta.  

Podem repetir a atividade, escondendo diferentes objeto e acrescentando novos objetos à brincadeira. 

Através desta atividade podem ser trabalhados objetos como a memória, a atenção e a discriminação visual. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top