Barriga para baixo! Tummy time! (o-6 meses)
Deixe o bebé passar curtos períodos de tempo de barriga para baixo em cima de uma toalha mais felpuda ou de um cobertor. É o famoso Tummy time!
Tendo em conta que é uma posição cansativa, comece com apenas dois/três minutos, distribuídos ao longo do dia, e aumente gradualmente o tempo. Pode experimentar colocar um brinquedo de cor atrativa à frente do seu bebé, não muito distante, para tornar a atividade mais divertida.
Esta posição permite o fortalecimento dos músculos das costas e do pescoço, fundamental para a aquisição da posição de sentado.
Golo!!! (6-10 meses)
Segure o seu bebé por baixo dos braços e coloque uma bola à frente das suas pernas. Ajude-o a chutar a bola, fazendo-o balançar para a frente e para trás, enquanto segura nele.
O bebé apenas vai precisar de ajuda numa fase inicial. Assim que perceber o movimento que deve fazer com as pernas, vai divertir-se imenso a chutar a bola sozinho.
Diga bem alto “Gooolo”. Prometemos que a diversão será garantida.
Tantas folhas! (10-16 meses)
Dê ao seu bebé diferentes tipos de folhas (papel de escritório, papel manteiga, folhas de alumínio, etc.) e incentive-o ao rasgá-las e a amarrotá-las.
Esta atividade ajuda a desenvolver e a fortalecer os pequenos músculos das mãos e introduz novas aprendizagens sensoriais, tácteis, visuais e auditivas – folhas diferentes possuem sons diferentes ao serem rasgadas e amarrotadas, têm diferentes propriedades físicas, possuem texturas diferentes e provocam diferentes sensações).
Caminho de Obstáculos (16-22 meses)
Faça um caminho com obstáculos que o seu bebé tenha de transpor, por cima e por baixo. Crie um percurso com diferentes objetos e itens para a criança subir e descer – uma mesa pequena para passar por baixo, um banco para subir, um lençol para passar por baixo, uma pequena almofada para saltar por cima…
Ponha música e, em conjunto com a criança, faça o percurso verbalizando “por cima” e “por baixo” quando apropriado.
Isto ajuda a exercitar as competências de equilíbrio e coordenação motora, bem como a linguagem e a aprendizagem de conceitos opostos – “por cima” e “por baixo”.
Estátuas! (22-28 meses)
Inicie este jogo assumindo o papel de “chefe”. A sua criança deve estar posicionada de frente para si.
O “chefe” designa qual será a estátua que vão fazer. Pode ser um cão, passarinho, gato, cobra… Juntos, façam a estátua. Quem se mexer… perde!
Podem trocar papeis, de forma a que o seu pequenote também tenha oportunidade de ser o chefe e decidir quais as estátuas que vão fazer.
Repitam a atividade da estátua, desta vez com música. Sempre que o chefe desligar a música, devem fazer a estátua definida.
Encontrar a forma igual (28-36 meses)
Mostre à sua criança uma determinada forma, por exemplo um quadrado, e em seguida, incentive-a a procurar, pela casa, objetos que tenham a mesma forma.
A seguir, pode utilizar outras formas como um círculo, um retângulo ou um triângulo.
Enquanto brincam e se divertem, estão a trabalhar competências como a discriminação visual, a atenção e a memória.
O que falta? (3-5 anos)
O adulto dispõe sobre uma mesa 6 a 8 objetos, em linha. A criança deve olhar bem para eles e nomeá-los. Podem utilizar carrinhos, animais, canetas de várias cores, bonecos, entre outros.
A seguir, peça à sua criança para fechar os olhos e retire um objeto. Peça-lhe para abrir os olhos novamente e pergunte qual o objeto que está em falta.
Podem repetir a atividade, escondendo diferentes objeto e acrescentando novos objetos à brincadeira.
Através desta atividade podem ser trabalhados objetos como a memória, a atenção e a discriminação visual.