Banda Sonora das Brincadeiras

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Gymboree Portugal
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
A música pode constituir uma importante ferramenta de apoio ao desenvolvimento da criança, em diferentes áreas do seu desenvolvimento.
Alguns estudos desenvolvidos nesta área demonstraram que, quer as instruções cantadas (Robb, 2003)****, quer a brincadeira musical (Gunsberg, 1988)*, aumentava a atenção e envolvimento das crianças. Constatou-se, também, que ouvir música afectava indirectamente desempenhos cognitivos subsequentes que exigiam a concentração (Hussain, Thompson & Schellemberg, 2002)**.
Num estudo recente, Love e Burns (2007)*** procuraram explorar de que forma a música pode actuar como uma influência externa no comportamento de auto-regulação das crianças. O estudo tinha como objectivo perceber de que forma a música, cuidadosamente seleccionada, tinha impacto nas brincadeiras das crianças, afectando o seu desempenho cognitivo, a atenção e o envolvimento, tendo decorrido numa turma em idade pré-escolar.
A investigação demonstrou que ocorreu mais brincadeira consistente (sem interrupções) quando existia música de fundo a tocar, comparativamente a quando não existia música. Adicionalmente, verificou-se que quando não existia música as crianças passavam menos tempo a brincar socialmente em pares e entravam e saíam da área de brincadeira mais frequentemente.
As brincadeiras do seu filho têm banda sonora?
I.M.

*Gunsberg, A. (1988). Improved musical play: A strategy for fostering social play between developmentally delayed and non-delayed preschool children. Journal of Music Therapy, 25, 178-191.
**Hussain, G., Thompson, W. F., & Schellenberg, E. G. (2002). Effects of musical tempo and mode on arousal, mood and spatial abilities. Music Perception, 20(2), 151-171.
***Love, A. & Burns, M. S. (2007). “It’s a hurricane! It’s a hurricane. Can music facilitate social constructive and sociodramatic aply in preschool classroom? The Journal of Genetic Psychology, 167(4), 383-391.
****Robb, S. L. (2003). Music Interventions and group participation skills of preschoolers with visual impairments: Raising mquestions about music, arousal, and attention. Journal of Music Therapy, 40, 266-282.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000
newest oldest
Claudia_peixinha
Visitante
Claudia_peixinha

Olá!Gostava de saber se no Porto tb estão a programar fazer algo do gênero.Obrigado.

Claudiaribeir@gmail.com

gymboree
Visitante
gymboree

Cara Cláudia,

Obrigado pela visita!

Vamos responder directamente para o seu e-mail.

Obrigado,

NS

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top