Baloiçar com pinturas!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

balouçar
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Balouçar de um lado para o outro (0 aos 6 meses)

Coloque o seu bebé sobre uma manta de barriga para cima. Segure as duas mãos do seu bebé e balouce com suavidade, de um lado para o outro. Ele mexerá a cabeça em conformidade. Não o vire mais do que 45 graus. Balouçar estimula os órgãos do tónus muscular e do equilíbrio, e fortalece os músculos do pescoço para controlo da cabeça.

 

Cu-Cu (6 aos 10 meses)

Experimente diferentes versões do Cu-Cu. Esconda-se atrás de tecidos de diferentes texturas – como materiais de renda, algodão ou seda. Veja se o seu bebé pretende tocar ou “vestir” estes tecidos, no sentido de desenvolver a sua consciência sensorial e explorar o seu sentido de toque. As interações enquanto brincam potenciam as competências de comunicação do seu filho e fortalece o vosso laço emocional.

 

Chuva de Fitas (10 aos 16 meses)

Faça uma Chuva de Fitas. Encha um balde com algumas fitas (cada uma com 10 a 15 centímetros de comprimento). Diga: “Oh, está a chover!” e despeje o balde por cima da sua cabeça e da do seu filho. Juntos, ponham as “gotas de chuva” de volta no balde. Observe como a criança comunica consigo o que achou do jogo – ela agarra o balde para ser ela a despejá-lo em seguida? Ela “diz-lhe” que quer continuar a brincar ou que não gostou assim muito do jogo?

 

Está na hora de um forte de bolinhas! (16 aos 22 meses)

Ponha uma manta ou toalha sobre uma mesa, de modo a criar um forte de bolinhas. Gatinhe para dentro do forte com o seu filho e faça bolinhas que ele tem de agarrar. Trata-se de uma actividade que realça as capacidades de planeamento motor.

 

Pretenda ser um cachorro quente! (22 aos 28 meses)

Ponha um lençol no chão com tapete. Convide o seu filho a deitar-se no lençol e lentamente enrole-o dentro do lençol. Depois puxe gentilmente do outro lado do lençol para o desenrolar! Esta actividade quer dizer que o seu filho percebe o uso dos símbolos quando é capaz de se imaginar como sendo um cachorro quente.

 

Lance um foguete (28 aos 36 meses)

 Pegue numa folha de papel Cavalinho e decore-a junto com o seu filho. Podem desenhar as janelas e quem sabe uns astronautas a espreitar! Quando finalizar a decoração, dobre a folha de maneira a que forme um cone. Para descolar, é necessário que haja fogo na parte de baixo do foguetão. Que tal colar umas serpentinas amarelas e laranjas. Na parte de cima, podem fechar com fita-cola e dobrar para a ponta ficar bicuda. Por fim, os astronautas vão começar a contagem final: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1!! Descolar!! Para decidir onde aterrar, basta a vossa imaginação voar…

Com esta atividade está a desenvolver novas habilidades de pensar simbolicamente.

 

Pintura com bolas de sabão (3 aos 5 anos)

Coloque em cada recipiente um pouco de água e detergente. De seguida junte umas gotas de tinta (apenas o necessário para que o líquido fique com a cor pretendida). Com uma palhinha a criança deve sugar um pouco de líquido de maneira na ponta da palhinha, e soprar devagar em direção à folha. Irá fazer bolas de sabão e quando estas rebentarem pintarão a folha. Repitam o processo com todas as cores escolhidas pela criança, o resultado será uma pintura muito original!

Com esta atividade está a promover o conhecimento e o controlo do corpo;a desenvolver a agilidade e a coordenação de movimentos finos e a estimular a expressão corporal como forma de comunicação.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top