Deixá-lo ir…

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre a autonomia

A primeira sopa, o primeiro passo, a fralda que se deixa, a roupa que se quer escolher, o discurso cada vez mais argumentativo, um deixa estar porque eu sou capaz… Cada nova conquista do seu “bebé” representa uma aproximação do(s) momento(s) de “deixá-lo ir”.
Permitir que a criança caminhe no sentido da sua autonomia, nem sempre é fácil. Mas, garantidamente, é essencial para o crescimento saudável de um ser humano. Mães e pais que, de forma consistente, transmitem ao seu filho a mensagem de que não vão conseguir fazer sozinhos determinada coisa, privam-no da importância da noção de independência. “Cuidado! Vais cair das escadas. Dá cá a mão.” “Que lento. E deixas tudo sujo. Abre a boca para eu te dar o resto do almoço.” “A mãezinha dá-te banho porque, se tomares banho sem ajuda, o cabelo não vai ficar bem lavado”. “Vá filhote, eu faço a cama. Fica com os lençóis mais esticados.” Os personagens principais destes pequenos filmes são pais e mães que procuram dar respostas as suas próprias necessidades. Os personagens secundários são crianças, jovens e, por vezes adultos, que não conhecem o que é ser autónomo.
Não existem guias sobre a melhor forma de estimular a autonomia ou sobre que áreas devem ser estimuladas em que momento. Deve existir sobretudo bom senso. É fundamental que não se agarre firmemente à desculpa “Faço isto porque gosto de ti.” Ou “Faço-o para o teu bem”. É importante que exista sempre a humildade de cada cuidador pensar com frequência “Faço isto em prol do bem-estar do meu “bebé”? Estou verdadeiramente a ajudá-lo a ser um ser humano adaptado à realidade? Ou será que faço isto porque eu preciso de o fazer, porque estou a satisfazer uma necessidade minha? Estarei a tomar esta atitude porque não quero deixá-lo ir?”
I.M.
toddler_play_site-016
Dar autonomia…
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top