Brincadeiras
“Atormente-o” com texturas (0-3 meses)
Acaricie o corpo do seu bebé com largos quadrados de tecido com texturas, como, por exemplo, veludo, pele falsa, bombazina ou cetim. À medida que a sua capacidade de compreensão se for desenvolvendo, ele próprio começará a agarrar nos quadrados e a passa-los por entre os dedos. Certifique-se de que os retalhos têm pelo menos 15 x 15cm, para que não haja o perigo de asfixia. Por volta dos 6 meses, o bebé até poderá escolher um para lhe dar a sensação de conforto quando adormece à noite.
Dê-lhe um alvo para praticar (3-6 meses)
Ajude o seu bebé a fortalecer os músculos das pernas, a desenvolver a coordenação olho-pé e a divertir-se, deixando-o dar pontapés em objectos que coloca perto dos seus pés. Utilize boas macias, peluches, etc., que prendam a sua atenção e sejam uma tentação para os seus pés. Escolha objectos que façam barulho quando chutados, para que o bebé aprenda mais sobre a relação causa-efeito.
Brincar com as colheres (6-9 meses)
Procure na gaveta dos talheres, colheres de pau e espátulas que o seu bebé possa abanar, bater e lamber. Ensine-o a passa-las de uma mão para a outra. Assim ele aprenderá a agarrar num objecto com uma mão enquanto a outra mão o larga, tarefa que não é fácil para um bebé.
Embrulhe-o (9-12 meses)
Estenda cerca de metro e meio de papel de embrulho no chão e coloque o seu bebé no meio. Ele vai gostar se ser enrolado no papel, de o rasgar, amarrotar e puxar para se tapar com ele. Certifique-se apenas de que ele não rasga bocadinhos pequenos e os mete na boca, pois podem constituir perigo de asfixia.
Temos mais brincadeiras para si 🙂
Aceite o nosso desafio 7 dias a BRINCAR