As Coisas Boas do dia-a-dia!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

coisas boas
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Toca a acordar (0 aos 6 meses)

Dê os bons-dias ao seu bebé com um poema como este de Robert Louis Stevenson:

Passarinho de bico de cor amarela

Saltita no peitoril da minha janela

Ergue o olhar radioso e diz então:

“Acorda, acorda, meu dorminhão!”

Um diálogo frequente de forma estruturada, sem a correria do dia-a-dia, ajuda a promover um encadeamento de discurso, de ideias, de estrutura frásica e linguística.

 

Dê ao seu filho a oportunidade de ser um executante (6 aos 10 meses)

Construa uma torre de blocos de espuma e encoraje o seu filho a derrubar a torre. Dê à criança uma folha seca (no Outono) que poderá apertar com as mãos, ouvindo o som produzido. Dê-lhe uma pequena colher de bebé e deixe-o bater com ela no chão ou na cadeira. Ate uma ponta de um cordel a um guizo ou roca do bebé e ate a outra extremidade do fio a uma colher de madeira. Com a colher na mão agite o brinquedo perto do bebé, de modo a que ele possa tocá-lo (mas não agarrá-lo). Deixe o bebé bater no brinquedo e vê-lo balançar.

 

Cascata (10 aos 16 meses)

Faça uma cascata em casa. Corte, abrindo ao meio, um tubo de cartão. Encoste o tubo a um sofá ou a uma mesa baixa. Em seguida, deixe rolar uma mão cheia de pequenas bolas, de tamanho seguro para a criança, pelo tubo abaixo. Ajude a criança a recuperar as bolas, pô-las num balde e em seguida fazê-las deslizar novamente pelo tubo.

 

Construa um jogo do “encaixe” (16 aos 22 meses)

Recolha diferentes rolos de papel de cozinha e uma caixa de sapatos. Recorte diversos buracos redondos na caixa de sapatos, suficientemente grandes para serem atravessados pelos tubos. Depois, dê à criança a caixa e os rolos e observe como ela tenta enfiar os tubos na caixa.

 

Faça uma cave secreta (22 aos 28 meses)

Crie um sítio especial colocando almofadas de sofá em pé, no chão com um tapete e um lençol por cima, sendo o telhado. Convide o seu filho a encher a cave com os seus livros favoritos e peluches. Incentive-o a usar a imaginação perguntando, “O que é que vamos fazer na nossa cave secreta?”

 

O Cesto (28 aos 36 meses)

Ajude a criança a fazer bolas grandes com papeis velhos. Podem realizar uma competição para ver quem consegue atirar a bola para mais longe. Depois, quando a criança se familiarizar com a brincadeira, coloque um cesto ou uma caixa grande e peça-lhe para tentar acertar lá dentro com a bola.

Com esta atividade está a desenvolver a força e a coordenação dos braços; desenvolver a coordenação olho-mão e a desenvolver a noção de espaço e distância.

 

Caderno das coisas boas (3 aos 5 anos)

Diariamente, depois do jantar ou mesmo antes da hora de deitar, peça a todos os elementos da família para escreverem nos respetivos caderninhos as coisas boas que aconteceram durante o dia. Pode ser apenas uma coisa ou dez, o que interessa é conseguir encontrar momentos positivos no dia. As crianças pequenas que ainda não sabem escrever, podem dizer aos pais as coisas boas que lhes aconteceram e estes escreverem nos respetivos cadernos. É importante escrever sempre a data. A ideia é focarmo-nos nas coisas positivas que cada dia oferece. Depois de todos já terem anotado, partilhem com a família os momentos felizes de cada um.

Com esta atividade está a estimular a confiança e a autonomia e a facilitar a formação da personalidade da criança.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top