Não São Férias Mas Podemos Aproveitar Para Brincar em Casa!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sombras Suaves (0-6 meses)

Tem um bebé recém nascido e quer brincar em casa? Ilumine gentilmente as paredes do quarto com uma lanterna, de modo a criar sombras em movimento. Observe o bebé a seguir a luz com o olhar. Ilumine a sua cara enquanto canta e fala suavemente com o seu bebé.

Contudo, assegure-se que desvia a luz da sua cara ao fim de alguns minutos para que o bebé tenha a certeza que ainda é a si que ele está a ver! Ao fazer esta brincadeira está a trabalhar a visão de a coordenação ocular do bebé, está também a estimular o bebé para que ele reconheça a sua voz sem a ver.

Cu Cu Onde Estás Tu? (6 – 10 meses)

Cole uma tira de papel colorido à volta de uma embalagem transparente. Coloque um pequeno brinquedo no interior da caixa e feche-a. Mostre ao seu filho como poderá abanar a embalagem de forma a fazer o boneco aparecer e desaparecer.

Trata-se de uma actividade que ajuda a criança a compreender os conceitos de causa-efeito e de permanência do objecto (a ideia de que um objecto continua a existir mesmo quando não o conseguimos ver).

Onde Está a Bola? (10 – 16 meses)

Sente a criança no seu colo olhando para si. Escolha uma bola e mostre-a à criança,encorajando-a a explorá-la com as mãos e boca. Fale com o bebé sobre a bola, introduzindo novo vocabulário. Atire a bola para um cesto situado junto aos seus pés.

Retire-a do cesto e coloque a bola nas mãos da criança. Veja se ela consegue pôr a bola no cesto. E tirar? Este tipo de actividades estimulam o desenvolvimento da coordenação mão-olho e da percepção em profundidade.

Construa Uma Tenda (16 – 22 meses)

Empilhe as almofadas de um sofá de forma a criar “paredes” ou coloque um cobertor sobre uma mesa. As crianças pequenas adoram pequenos espaços onde entrar, o que reflecte o seu crescente conhecimento e fascínio pela consciência espacial.

Pergunte ao seu bebé se quer ir para baixo da tenda, dando ênfase à palavra baixo. E quando se encontrarem lá em baixo vá brincando com a palavra para que a criança comece a assimilar o conceito.

Miau!!! (22 – 28 meses)

Hoje o seu filho vai ser um gato! Pergunte-lhe como faz o gato, e depois peça-lhe para andar como o gato, deitar-se como o gato, saltar como o gato, ronronar como o gato, etc. Aja como se estivesse com um gato, dê-lhe festinhas e brinque com ele.

Esta actividade ajuda a criança a desenvolver a consciência espacial (compreensão de onde está o seu corpo no espaço). O equilíbrio e a coordenação foram também uma importante parte desta actividade.

Estas competências são ingredientes chave para actividades com movimentos mais elaborados, tais como trepar, saltar e correr.

Um Passeio Pela Selva (28 – 36 meses)

Chame o seu filho, dê-lhe um chapéu para a mão e diga-lhe “Vamos dar um passeio pela selva”. Ao mesmo tempo que vão caminhando pela casa, diga à criança “Primeiro temos de passar sorrateiramente pelo leão que está a dormir” e avance só com os dedos dos pés apoiados no chão.

Em seguida, “nade no rio” e movimente os braços como se estivesse a nadar. Continue a fazer actividades no vosso passeio pela selva e observe se a criança tem ideias para partilhar! Estamos a brincar e a trabalhar o desenvolvimento da criatividade!

A Batata Quente (3 – 5 anos)

Joguem à “batata quente”!

Coloque dentro de um balão um pouco de água, encha-o e ate-o. Sentem-se no chão e passem o balão (batata quente) um para o outro(s) sem que caia.

Dificultem aumentando a velocidade, mudando a direcção e adicionando mais balões. Um momento de diversão que trabalha a coordenação, a destreza manual e a concentração.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top