Aos olhos de um bebé…

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre a visão do bebé

Ao nascer o bebé abre os olhos para o mundo e tudo é novidade!

Através da visão o bebé capta imensa informação acerca de tudo o que o rodeia. Isso estimula o desenvolvimento neuronal e futuramente conduz à aquisição de capacidades físicas, como sentar, rolar, gatinhar e andar. A visão do bebé desenvolve-se gradualmente até aos 6/8 meses, altura em que já consegue ver quase tão bem como um adulto.
Nos primeiros momentos de vida do bebé, a sua visão é algo difusa, embora ele consiga perceber a luz, as formas e o movimento. Ele só consegue distinguir um objecto que esteja a uma distância aproximada de 20 a 30 cm de si – a distância suficiente para distinguir claramente a cara de quem lhe dá colo!
A cara da mãe, é nesta altura o mais interessante aos seus olhos, seguida de objectos com padrões muito contrastantes, como um xadrez branco e preto.
Com 1 mês já é capaz de usar os seus dois olhos em conjunto, focando-os e sendo capaz de acompanhar um objecto em movimento.
A partir dos 2 meses e até aos 4, a diferenciação das cores torna-se cada vez mais clara e provavelmente, surgirá uma preferência por cores primárias brilhantes e por formas mais detalhadas e complicadas. Sugerimos que encoraje essa sua capacidade, mostrando-lhe livros, fotografias e imagens brilhantes.
Por volta dos 4 meses começa a desenvolver-se a capacidade de percepção da profundidade. Nesta altura também já há um maior controlo dos braços, que aliado a essa nova capacidade visual, permitirá alcançar e agarrar os objectos com maior facilidade, como por exemplo, os cabelos e os brincos da mãe 🙂
Aos 5 meses o bebé poderá demonstrar a capacidade de reconhecer um objecto, que esteja apenas parcialmente visível. Este é um bom indício para as brincadeiras de cu-cu, usando um pequeno lenço ou a sua mantinha!
Com 8 meses a visão estará suficientemente desenvolvida para a capacidade de reconhecimento de diferentes pessoas e objectos ao longo de uma sala. Por volta desta idade a cor dos olhos do bebé também estará próxima da definitiva, apesar de poder notar ainda algumas ligeiras mudanças. C.A.
Ao nascer o bebé abre os olhos para o mundo e tudo é novidade!
Ao nascer o bebé abre os olhos para o mundo e tudo é novidade!
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top