Bebé, porque choras? [Como acalmar o choro do bebé]

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como acalmar o choro do bebé porque choras bebé encantador de bebés
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O choro do bebé

Quando o bebé chora desperta a nossa vontade de o querer acalmar e essa vontade é instintiva, mas a capacidade para o fazer com sucesso é uma habilidade que pode ser aprendida.

Responder ao bebé, aparecendo quando ele chora, ensina-o que tem algum controlo sobre o seu próprio mundo, que as pessoas gostam dele, que o amam e que está seguro para confiar em quem cuida dele.

Não se preocupe, o bebé não ficará “mal habituado”! Irá assegurar-lhe que os seus interesses, as suas vontades e necessidades lhe interessam. Assim se vai construindo a relação afetiva segura entre pais e filhos.

Existe um método que ajuda a parar o choro do bebé, tornando-o mais calmo e ajudando-o a dormir melhor. Chama-se The Happiest Baby e foi criado pelo Dr. Harvey Karp, reconhecido médico pediatra americano, na tentativa de ensinar aos pais modernos, saberes que se foram perdendo ao longo dos tempos, e que uma tribo por si observada e estudada, os Kung!, continua a transmitir de geração em geração. Os seus bebés têm gases como os nossos, choram muito menos e as mães sabem o que fazer para os acalmar.

A Regra dos 3

Para percebermos se a causa do choro são cólicas, o Dr. Harvey Karp ensina a Regra dos Três. Pode-se dizer que o bebé tem cólica se chora três horas por dia, três dias por semana, durante três semanas de seguida. Segundo um estudo feito pelo Dr. Brazelton, o choro de cólica normalmente começa às 2 semanas, aumenta às 6 semanas e termina entre os 3 e os 4 meses de idade. Alguns bebés só por volta dos 6 meses, mas é raro.

A investigação tem mostrado que às 6 semanas de idade, em média, os bebés choram cerca de 3.5 horas por dia.

Quando o bebé chora pode ser por necessidades básicas do seu bebé, como a fome ou o desconforto. No entanto, no resto do tempo – na maioria dos casos a maior parte do tempo – o choro aparece sem qualquer razão aparente.

Para muitos recém pais, esta incapacidade de consolar e acalmar o seu bebé pode trazer sentimentos de insuficiência e, em muitos casos, uma preocupação verdadeira de que algo de errado se passa com a criança.

Com nova investigação nesta área, existem especialistas a acreditar que, o que era chamado de “cólica” é atualmente a falta de estimulação. O que isto significa é que um bebé recém-nascido, ao longo dos primeiros meses após o nascimento, sente a falta da vasta estimulação que experimentou durante cerca de 9 meses no ventre da mãe.

Por isso, a melhor maneira para confortar o seu bebé é recriar essa experiência anteriormente vivida no ventre materno.

O 4º trimestre

Segundo o Dr. Harvey Karp, existe um 4º trimestre de gravidez em falta.
Cabe aos pais a grande missão de cuidar dos bebés e respeitar um acordo que se estabelece entre o bebé e a mãe:

Mãe, eu vou nascer 3 meses antes do esperado 4º trimestre, ajudando-te assim no parto e porque nesse período seria muito difícil me transportares dentro de ti,

e tu cuidas de mim como se eu ainda estivesse dentro da tua barriga!

Os pais aprendem que, ao imitar os sons do ventre, confortam os bebés e isso fá-los sentirem-se em “casa”.

De facto, essas experiências, incluídas num dos passos do método The Happiest Baby, ativam uma resposta neurológica profunda – o reflexo de acalmia (calming reflex). É o botão automático que acalma o choro do bebé e é verdadeiramente o melhor amigo do bebé e dos pais.

Bebé, porque choras? [Como acalmar o choro do bebé] 1

A terapeuta Constança Cordeiro Ferreira, também conhecida como Fada dos bebés, também tem estudado muito sobre o sono do bebé e lançou recentemente um novo livro onde publica finalmente o seu método para o sono, aquele que construiu de raiz a partir do trabalho direto com os bebés nos últimos doze anos. Acredito que este livro possa conduzir a mais momentos de calma em família, especialmente na hora de dormir.

A Fada dos bebés conta-lhe como criar bons hábitos de sono.

E como são as noites por aí? Bons sonhos!

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top