À Procura de Brincadeiras!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

à prcoura
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

À procura na banheira (0-6 meses)

Coloque almofadas em círculo e coloque lá para dentro lenços azuis ou peças de roupa azuis. Deite o bebé de barriguinha para baixo e tente que ele alcance os lenços, como se fosse água dentro da banheira.

Esta atividade desenvolveu a força e equilíbrio no tronco, assim como a consciência táctil.

 

O baloiço (6-10 meses)

Com um rolo fofinho ou uma bola maior de praia que tenha em casa, ponha o bebé de barriga para baixo e baloice em diferentes sentidos. Depois sente-o e repita a atividade. Esta brincadeira incentiva o desenvolvimento tanto da percepção de profundidade como do equilíbrio dinâmico, ou equilíbrio em movimento.

 

Os candeeiros (10-16 meses)

Pendure diversos objetos no ar, com diferentes cores e texturas. Tente que o seu bebé os apanhe sempre de pé. A exploração dos objetos dá às crianças a oportunidade de trabalhar a coordenação mão-olho e a percepção de profundidade, enquanto tentam alcançar e agarrar os objetos. Tendo que se manter em pé procurando manter o equilíbrio.

 

Muito e pouco (16-22 meses)

Repita os conceitos muito e pouco ao longo da atividade, para que o bebé vá assimilando. Coloque 2 cestos separados e peça para encher um e colocar apenas 2 bolas noutro e explique a diferença entre o “muito” e o “pouco”. Vá alterando o número de bolas entre os cestos.

 

Vamos nadar! (22-28 meses)

Abra um lençol no chão, peça ao seu filho para se deitar no chão. Puxe o lençol e peça-lhe que mostre que está a nadar no meio do mar.

 

Dia de surf (28-36 meses)

Faça um pequeno aquecimento no chão, fazendo vários alongamentos, como se estivesse na areia da praia. De seguida, coloque uma almofada por debaixo do tronco, enquanto finge que está a nadar. Depois tente saltar para cima da almofada, tentando manter o equilíbrio. Quem consegue?

 

Bigodes que vêem! (3-5 anos)

Esconda um objeto. Vende os olhos ao seu filho e dê indicações para chegar até ao ovo escondido (objeto). Troque de lugar e de esconderijo e veja se o seu filho consegue conduzi-lo até ao ovo.
Sabia que os bigodes do coelho servem para ver as coisas que estão mesmo à sua frente, uma vez que esse é o ângulo morto da sua visão?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top