A dança do Gymbo para a criança

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A dança para a criança e seus benefícios Psicocinéticos

Jean Le Boulch (1924 – 2011), foi um médico francês, professor de educação fisíca e grande defensor da Psicocinética, teoria geral do movimento que quando aplicada da Educação possibilita aos professores uma base fundamental para a educação global da criança. Na sua obra “Educação pelo Movimento” (1980) tentou consciencializar os educadores sobre a importância das questões psicomotoras, as quais além de contribuirem para o desenvolvimento psicomotor da criança contribuem grandemente para a evolução da sua personalidade e do seu sucesso escolar.

Incluir a musicalidade e a expressão corporal como parte da educação infantil é importante não só para trabalhar atividades que envolvam música e dança, mas também para o reconhecimento de seu corpo, de suas possibilidades e limitações espaciais, temporais e laterais.
Através da dança e de seus movimentos coordenados e rítmicos, as crianças aprendem as noções de espaço, de sequência, padrões rítmicos e uma consciencialização do próprio corpo.

A dança desenvolve estímulos tais como:

Tátil – sentir os movimentos através do corpo;
Visual – ver os movimentos e transferi-los para ação;
Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;
Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;
Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.

É de salientar que as atividades que envolvem música e dança são sem dúvida um importante meio de inserção de cultura e prazer, sendo que as crianças sabem relacionar música e a dança como uma possibilidade de brincadeira e não há nada melhor do que aprender brincando.

A dança do Gymbo de Nível 5 da Gymboree, desenvolve exactamente algumas destas competências essenciais ao desenvolvimento infantil. Com a vantagem de que à medida que dança, o seu pequenote irá compreendendo os diferentes conceitos por vivenciá-los. Ao mesmo tempo, estará a dar início à aprendizagem da língua inglesa. E não é que os nossos pequeninos adoram a música, a dança e até já conseguem imitar!

Para que possa reviver esta brincadeira na sua casa partilhamos aqui o video de Youtube da dança do Gymbo e que tem sido um sucesso a deliciar miúdos e graúdos.

Será que o seu pequenote já conseguirá imitar os passos de dança do Gymbo?

Divirtam-se!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top