“Mas eu não quero ir à escola!” [5 truques infalíveis]

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

regresso às aulas escola
Facebook
WhatsApp
Email

O Regresso à escola

Como têm sido estes primeiros dias de regresso à escola? E como está a ser a adaptação à nova escola? Estes dias são pautados por algum nervosismo, ansiedade e talvez algum medo perante o desconhecido, porque se vai para uma escola nova, onde não se conhece ninguém e o espaço físico é totalmente estranho. Ou porque já não vemos a professora e os amigos há muito tempo. Ora estas novidades todas podem trazer o tal nervoso miudinho, que também pode vir acompanhado da curiosidade, entusiasmo e coragem para enfrentar os novos desafios.

Ora aqui o papel motivacional do adulto fará toda a diferença!

Veja também: O poder do abraço! 7 razões para abraçar o seu filho

E porque a escola deve ser celebrada sugerimos 5 truques infalíveis para tornar o regresso à escola uma alegria!

1 – Uma festa temática!

"Mas eu não quero ir à escola!" [5 truques infalíveis] 1

E que tal fazer uma festinha para assinalar o final do Verão? Não precisa de ser algo muito complexo ou extravagante. Deve ser, sim, um momento para assinalar o fim de uma fase e o início de outra. Envolva o seu filho na preparação desse momento, pergunte-lhe se gostava de ter alguma temática especial ou se gostava de visitar algum local que ainda não teve oportunidade de conhecer.

Algumas sugestões:
  • uma ida a um museu com atividades especiais para crianças
  • visitar o jardim zoológico ou um parque com animais
  • um piquenique no parque com a família
  • recriar o último dia de praia na piscina, praia fluvial ou mesmo com uma piscina improvisada no quintal
  • quer ficar por casa? Faça uma tarde de jogos de tabuleiro!
  • um jantar especial com o prato e a sobremesa favoritas da criança

2 – Uma nova mochila!

"Mas eu não quero ir à escola!" [5 truques infalíveis] 2

Que criança não fica entusiasmada com a escolha de uma nova mochila? Arranje tempo para ir à procura da mochila ideal. Avalie, em conjunto com o seu filho, cores, modelos (e preços, para crianças mais velhas). Se a mochila do ano anterior ainda estiver em condições, por que não personalizá-la com um adereço colorido ou uma etiqueta divertida? O importante é que este processo seja feito em conjunto para que signifique mais uma etapa concluída em direção ao primeiro dia de escola.

3 – O sono em dia!

"Mas eu não quero ir à escola!" [5 truques infalíveis] 3

Depois de várias semanas com horários mais liberais, é altura de voltar a entrar na rotina. E isso implica que as crianças comecem, vários dias antes do regresso à escola, a ir para a cama e a acordar em horários o mais próximos possíveis dos que vão ter em tempo de escola. Assim, quando chegar o dia D, a possibilidade de maus acordares e birras matinais é muito menor! Descansam os filhos… e os pais!

Veja também: Devemos deixar os miúdos acordados até mais tarde?

4 – Dar ‘graxa’ ao professor!

"Mas eu não quero ir à escola!" [5 truques infalíveis] 4

Estamos a brincar, claro. Não queremos que o seu filho seja o ‘graxista’ da turma mas sim que crie uma ligação com o professor / educador… sobretudo se for um que ainda não conhece. Por isso, que tal oferecer um presente simbólico? Pode ser um simples desenho, um bolo ou algo que sirva como forma de dizer ‘obrigado’ e de reconhecer o seu empenho e dedicação a mais um ano letivo.

5 – Uma roupa especial!

"Mas eu não quero ir à escola!" [5 truques infalíveis] 5

Quem não gostava de usar roupa a estrear no primeiro dia de aulas? Mantenha essa tradição com os seus filhos e verá que o regresso à escola os vai entusiasmar ainda mais! Não se trata de uma futilidade mas de tornar o regresso à rotina ainda mais especial. Além de aumentar a auto-confiança de qualquer um, seja miúdo ou adulto!

Se os seus filhos ainda são pequeninos, ajude-os a coordenar as peças de roupa favoritas. Na noite anterior, peça à criança para colocar todas as peças em cima de uma cadeira para, de manhãzinha, estarem prontas a usar.

Se a escola/colégio requer o uso de uniformes, faça esse planeamento com maior antecedência. Certifique-se que tamanhos, bainhas e alternativas estão todas acauteladas, para que nada falhe no grande dia!

Um miminho extra

"Mas eu não quero ir à escola!" [5 truques infalíveis] 6

Quem não gosta de ser surpreendido com palavras de carinho e encorajamento? Se o seu filho leva lancheira para a escola, deixe-lhe um bilhete com uma frase inspiradora, a letra de uma canção ou uma imagem. Ou até mesmo estes autocolantes com frases positivas para colar nos lápis e canetas que a criança leva para a escola. Se a criança ainda não sabe ler, pode ser um autocolante, um bonequinho ou algo colorido. O objetivo é ser algo que lembre a criança de que, mesmo longe, os pais estão sempre por perto… e a pensar nela!

Siga-nos no Facebook e no Instagram!

Facebook
WhatsApp
Email

Artigos Relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.