10 (+1) segredos do Brincar

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Quais os segredos do brincar?

Afinal brincar tem segredos?

Não, não precisamos de uma fórmula mágica nem de uma poção secreta para brincar, mas Brincar é um tesouro por encontrar! Aliás, brincar tem tesouros por encontrar! Aprende-se tanto sobre nós e os outros enquanto se brinca. Brincar transforma o dia, faz brilhar o céu mais cinzento e resgata sorrisos escondidos! Ora, é ou não é um tesouro muito valioso que queremos agarrar?

No dia 28 de Maio celebra-se o dia internacional do Brincar e nós partilhamos convosco (pequenas) grandes pérolas desta atividade tão importante para as crianças (e arriscamos dizer que para os adultos também).

Mas não lhe revelamos tudo! Deixamos algumas questões em aberto para que possa refletir e descobrir coisas novas enquanto brinca com o seu filho.

E se quiserem ousar um pouco mais, aventurem-se juntos neste desafio de 7 dias a brincar!

1. Quem brinca, seus bens pinta

Diz o povo: quem canta seus males espanta. Nós dizemos: quem brinca seus bens pinta! Pois a criança a brincar mostra o que é. Através da brincadeira a criança expressa os seus interesses e necessidades e assim, o adulto guiado pelos sinais da criança vai fazer brilhar todo o potencial dela e juntos vão admirar a mais bela obra de arte: a própria criança, única e irrepetível!

O que é, para si, mais admirável na sua obra de arte?

10 (+1) segredos do Brincar 1

2. Quem muito brinca, muito ganha

Certamente conhece o ditado “Quem tudo quer tudo perde”. Querer tudo de uma vez pode dar em nada. E em parte, também é assim com o desenvolvimento da criança, pois cada uma tem o seu ritmo e é preciso respeitá-lo.

E quem brinca muito também tem muito a ganhar! Brincar é uma atividade espontânea e natural na criança que a ajuda a crescer em todos os sentidos. 

Brincar ajuda a criança a desenvolver a sua motricidade, o seu cérebro, logo o seu pensamento, raciocínio, memória e linguagem; a criança aprende a relacionar-se com os outros e assim surgem os primeiros sorrisos e amizades e fortalecem-se os laços afetivos unidos desde o princípio. 

Tem planos de brincadeira para hoje? Conte-nos aquela brincadeira top que faz sempre sucesso aí em casa!

3. Brincar é música para o coração

“Ah…isso é música para os meus ouvidos!”. Uma expressão de agrado e de contentamento que encaixa perfeitamente com o brincar. Até porque a brincadeira com música é ainda mais agradável e rica e aquece o coração. 

Quando brinca com o seu filho também se sente embalado e de coração quente?

Quais as vossas músicas preferidas?

dança

4. As brincadeiras são como as cerejas

E são tão boas! Não conseguimos parar de comer. São umas atrás das outras. As cerejas, as conversas e as brincadeiras. Sim, porque brincar é saboroso e doce como as cerejas e também interativo e relacional como uma conversa. 

As interações enquanto brinca com o seu filho são muito valiosas e poderosas. A troca de olhares, estar perto para apoiar, para um abraço ou um beijinho. Tudo isso é muito importante para a confiança e segurança necessárias para continuar a explorar e descobrir mais e mais.

Lá está, as brincadeiras são como as cerejas! São umas atrás das outras ☺

Qual ou quais as brincadeiras que o seu filho mais gosta e nunca se cansa de repetir?

 

5. Brincar dá saúde e faz crescer

Brincar é uma atividade muito completa, que promove o desenvolvimento global da criança, desde a parte física à cognitiva e passando pela parte social e emocional.

Brincar favorece o bem-estar físico e psicológico da criança e do adulto.

 E como eles crescem rápido, aproveite agora. Brinque!

sons

As nossas aulas Play&Learn são as mais completas que promovem através da brincadeira entre adulto e criança, o desenvolvimento das competências motoras, sociais e cognitivas que estão a emergir nas diferentes fases de desenvolvimento da criança.

 

6. A brincar é que a gente se entende

É maravilhoso ver as crianças a brincar. Elas entendem-se. Elas são simples. E tão simplesmente comunicam entre si, com o corpo, com o que têm. E o que não têm, inventam. 

Elas são criativas. São curiosas. São sensíveis. E todos os dias temos algo a aprender com elas.

O que já aprendeu com o seu filho hoje? 

 

7. Brincar é o cérebro a dançar com o coração

Sabia que 80% do cérebro se desenvolve até aos 3 anos de idade?

Enquanto a criança brinca, a rede neuronal cresce e nas ligações entre os neurónios – as sinapses -libertam-se neurotransmissores, como a serotonina, a dopamina e a endorfina, as conhecidas “hormonas da felicidade”. 

Brincar é uma fonte de prazer e calma para o bebé desde o seu nascimento. É um meio por excelência de conexão com o adulto e um porto seguro para conhecer o mundo em redor. 

Experimente dançar com o seu filho no colo ao ritmo do bater do coração. 

Conte-nos, que músicas e danças o seu bebé mais gosta?

10 (+1) segredos do Brincar 2

 

8. Brincar é vencer o impossível

No mundo do brincar não há impossíveis. Pelo menos no que ao poder da imaginação diz respeito. As crianças brincam ao faz de conta e imaginam personagens fantásticas com super poderes que as podem ajudar a vencer medos e a desenvolver a sua confiança. Os cenários fictícios e as ideias que as crianças constroem são também uma forma de arrumar as suas vivências do dia-a-dia. Daí brincar ser tão importante para a criança. 

Brincar traz estrutura, organização e confiança para vencer o impossível. E a companhia dos adultos de referência e dos amigos completa essa aventura, fortalece-a, faz com que todos vistam uma capa de super-herói e voem bem alto. 

Até onde as brincadeiras já vos levaram? Houve impossíveis que se tornaram possíveis?

 

9. Brincar é o princípio do conhecimento

Brincar é a forma mais simples que a criança tem para conhecer o mundo, para se relacionar com os outros e para explorar os objetos e o espaço em seu redor.

brincar

Brincar é a forma mais fácil da criança pôr em prática aquilo que está a aprender. Aquilo que a criança está apta a aprender é assimilado e incorporado pela via da experiência, pelo toque, pelo movimento e pela interação. 

Brincar é a forma preferida da criança para estar, ser e crescer. No Gymboree brinca-se assim:)

 

10. Brincar é um caso sério de amizade

As primeiras brincadeiras são as primeiras socializações do bebé. As cócegas e gargalhadas do pai, as longas conversas e olhares cúmplices com a mãe são interações fundamentais para a construção do vínculo afetivo seguro. 

Este vínculo afetivo seguro com os pais ou outros adultos cuidadores é muito relevante para as socializações futuras, constituindo uma base segura para a construção de novas amizades.

Palavras Simples

As primeiras amizades na infância surgem da ação natural que as crianças têm para começar a explorar o espaço, por quererem imitar o que veem os outros fazer, por quererem experimentar novos desafios e é muito mais divertido com a companhia e apoio de um amigo. 

As brincadeiras partilhadas são muito construtivas e importantes para a criança pois ensinam a criança a saber partilhar o espaço, os brinquedos e a seu tempo desenvolvem na criança a necessidade e importância de expressar adequadamente as suas ideias, vontades, gostos e desejos. Assim, a criança aprende mais sobre si e sobre os outros, percebendo que os outros têm diferentes visões e opiniões. 

Quando a criança brinca com os amigos aprende também a lidar com as suas frustrações e aprende a descobrir as suas emoções. 

Os amigos alargam os horizontes e ajudam a ver mais além.

Quais os companheiros de brincadeira preferidos do seu filho?

brincadeiras espelho
No espelho, vejo brincadeiras

11.Brincar é o melhor presente que pode dar ao seu filho

Estar presente é mesmo o melhor presente que podemos dar a uma criança.

Sabemos que as crianças gostam daquele brinquedo especial e vibram quando recebem um brinquedo novo.

Ainda assim, esses momentos não seriam os mesmos se não fossem partilhados com quem mais se gosta.

O presente é especial para a criança mas o tempo que o adulto dedica para brincar com ela é muito mais especial. Esse tempo presente será o presente mais especial de todos e que perdurará no tempo. 

Partilhe connosco ideias para presentes especiais, criativos e que marquem a diferença.

Boas brincadeiras e novas aprendizagens em família!

Juntos, sempre a crescer!

Porque brincar é mais que brincadeira

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest

2 Comentários
Oldest
Newest
Inline Feedbacks
View all comments
Nuno
Nuno
26 Maio, 2022 19:29

Belo artigo, obrigado!

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Scroll to Top