Como introduzir a ciência desde os 3 anos e comece a descobrir

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O entusiasmo e a novidade que acompanham uma nova descoberta são igualmente necessários e excelentes aliados quando introduzimos crianças, a partir dos 3 anos, às ciências. Comece a descobrir!

Na vontade de conhecer e saber mais emerge um espírito curioso característico desta idade.

Entende-se a curiosidade como um sentimento pelo qual descobrir coisas novas é positivo e conduz ao prazer. A criança sente-se entusiasmada por explorar e descobrir por ela própria. Uma criança que é mais curiosa é uma criança que aprende mais. Este é um dos segredos do sucesso escolar, uma vez que dirige o interesse da criança à aprendizagem, à descoberta e a novos desafios.

Sugerimos várias actividades que serão autênticas experiências de cientistas na tentativa de estimular a curiosidade no seu filho ou aguçar esse espírito curioso que ele já manifesta.

Sejam verdadeiros cientistas lá em casa!

Derretam o Chocolate

Coloquem uma pequena bola de cera e um pedaço de chocolate, guardados separados, um em cada mão. Tranquilize a sua criança lembrando-a que, a qualquer momento, quando ficar com as mãos pegajosas, poderá lavá-las. Saltem vinte vezes no mesmo lugar e andem à volta pela sala ou cozinha, repetindo duas vezes, sendo o tempo suficiente para ficarem com as mãos quentes e, assim, o chocolate derreter. Pergunte-lhe:

“Será que a cera e o chocolate derreteram nas nossas mãos?”, “Qual é o mais suave?”.

Abram as mãos em conjunto e mostrem um ao outro para que façam as vossas observações.

“O que aconteceu ao pedaço de chocolate? Qual é que está a derreter?”

Com esta actividade aprende o que é a mudança do estado sólido para o estado líquido. Procurem mais respostas:

“E a cera derreteu na mão? Que mais pode derreter? O que é que também pode mudar do estado sólido para o estado líquido?”.

Descobrir os estados líquido, sólido e gasoso

Encha dois recipientes ou taças com gelo.

“Será que o gelo derrete mais depressa sozinho ou será que o gelo derrete mais depressa se lhe juntarmos sal?”

Registem as vossas respostas em papel. Adicionem sal a um dos recipientes com gelo e vejam o que acontece. Registem os resultados verificados e comparem-nos com as vossas respostas iniciais.

“Porque é que o sal faz o gelo derreter mais depressa?”

Com esta actividade aprende-se que o sal altera a temperatura do gelo, fazendo-o derreter mais depressa do que se estiver sozinho.

Pode progredir com esta experiência e familiarizar o seu pequenote com as palavras líquido, sólido e gasoso usando um copo com água para demonstrar o líquido, uma peça dura para mostrar o sólido e fale-lhe do ar como um exemplo gasoso.

Com um pedaço de papel, segurem em pequenos cubos de gelo. Incentive-o a segurá-lo, experimentar lamber o gelo ou triturá-lo, explorando as suas propriedades.

“O gelo está num estado líquido, sólido ou gasoso? O que está a acontecer ao cubo de gelo? O que o faz derreter? Ele transforma-se em quê? Qual é o nome do seu novo estado?”.

Experimentem agora colocar uma grande quantidade de gelo num recipiente e preparem um jarro com água morna. Pergunte-lhe o que acha que irá acontecer quando a água é despejada sobre o gelo. O gelo irá derreter, passando a um estado líquido. Aproveite para lhe perguntar o que o faz derreter (a temperatura). Podem usar corante alimentar para dar cor à água. E agora, façam a vossa experiência! Convide-o a observar a água quente enquanto a derrama sobre o gelo.

O Iceberg flutuante

Experimentem fazer um iceberg flutuar na banheira! Façam o iceberg congelando um saco de plástico grande cheio de água e quando a água estiver congelada retirem o saco. Podem congelar brinquedos pequenos dentro da água. Descubram o estado em que se encontra; se é líquido, sólido ou gasoso. Falem da sua temperatura; se está quente ou frio. Aproveite para lhe perguntar:

“Está líquido, sólido ou gasoso? Está quente ou frio? O que acontecerá ao iceberg quando o colocarmos na água? Porquê? Como é que os brinquedos ficaram congelados no meio do iceberg?”

Descreva como inicialmente a água era líquida com os brinquedos soltos e que a colocaram no congelador para se tornar sólida. Continuem a explorar mais com a água, o iceberg e outros materiais.

Por Carolina Canto, Psicóloga, Professora Sénior Gymboree

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top