O foco e a concentração na infância
Saiba como ajudar o seu filho a melhorar a capacidade de se focar, e de se concentrar nas actividades do dia a dia.
Das tarefas simples às mais complicadas, passando por todas as descobertas do crescimento, uma criança focada e concentrada consegue sempre aprender melhor. E, depois, os resultados falarão por si.
No mundo agitado em que vivemos é cada vez mais difícil “descer à Terra”. As distracções são muitas, e a capacidade de nos concentrarmos numa tarefa é, por vezes, um verdadeiro desafio. Por um lado somos máquinas multifuncionais, com capacidades multi-disciplinares e ferramentas apuradas mas, por outro, será que estamos no nosso melhor a operar em multi-funcionalidade? Não sabemos, contudo, podemos procurar melhorar, e focarmo-nos profundamente em cada tarefa de modo a concluí-la mais eficazmente. Qualquer altura da vida é propícia à aprendizagem e ao conhecimento mais profundo, logo, técnicas semelhantes são aplicáveis na idade adulta, todavia desenvolver o foco e a concentração na infância é, pois, o ideal.
Concentração, aprendizagem e futuro
O desenvolvimento do foco e da concentração na infância é de extrema importância. Ajuda a concretizar uma melhor aprendizagem nos primeiros tempos de vida, e posteriormente na escola. Uma criança mais focada e concentrada aprenderá melhor, desenvolver-se-á mais intelectualmente e atingirá melhor resultados no percurso escolar e profissional. Isto conduzirá a uma vida adulta mais plena e satisfatória.
Posto isto, procure concentrar-se também. Veja como pode ajudar o seu filho a melhorar o seu foco e concentração diariamente:
1. Evite atribuir tarefas demasiado complicadas! Portanto, divida o que há a fazer em tarefas mais pequenas e menos complexas. Procure conseguir a atenção plena na feitura e conclusão de cada uma delas.
2. Para um melhor foco e concentração na infância é preciso um ambiente calmo. Evite distrações! Se o seu filho está a desenhar desligue a televisão, assim, o seu foco centra-se apenas no desenho. Aplique este princípio a outras situações.
3. Os jogos são uma boa aposta! Faça tarefas cronometradas de modo a estimular a atenção do seu filho – ganhar ao relógio é divertido! Quem é que acaba primeiro? Atribua um prémio por cada tarefa concluída dentro do tempo. Passe para a seguinte reconhecendo e elogiando -“Fizeste tão bem que já podemos passar à próxima tarefa”.
4. Ensine e ajude o seu filho a estabelecer metas. Isso irá fazer com que defina tarefas segundo as suas próprias prioridades. Quando as crianças têm objectivos conseguem, mais facilmente, concentrar-se na tarefa a concluir.
5. Os jogos de memória são, porquanto, uma das melhores ferramentas para desenvolver o foco e a concentração nas crianças. Pode fazer algumas tarefas de estudo e memorização. Estudar a disposição de objectos em casa, uma receita, o conjunto de regras de um jogo ou os vários pontos de interesse num trajecto são apenas alguns exemplos. Relembrar o que se aprendeu é, por isso, das melhores maneiras de aumentar o foco e a concentração na infância!
Veja o vídeo com a Professora Catarina sobre Movimento Expressivo