Estas crianças são os heróis de milhões! Sabe quem são?

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

São líderes, heróis, admirados por milhões. Inspiram jovens e adultos um pouco por todo o mundo. Hoje são admirados e, tal como todos nós, também já foram crianças. Para assinalar o Dia Mundial da Criança, data que celebra a assinatura da Declaração Universal dos Direitos da Criança, recordamos os primeiros passos daqueles que, no século XXI, são os ídolos e os líderes de uma geração.

Cristiano Ronaldo

dia mundial da criança
Cristiano Ronaldo

Aos 33 anos, Cristiano Ronaldo chegou onde poucos sonharam. É o melhor futebolista do mundo (conquistou o título pela quarta vez no final de 2017), acumula dezenas de títulos individuais e colectivos ao serviço dos clubes por onde já passou e também pela Seleção Nacional.

O início de vida do craque do Real Madrid não foi fácil. Nasceu na ilha da Madeira, no seio de uma família humilde e, como conta a mãe, Dolores Aveiro, era um filho que não estava destinado a vir ao mundo. Quis o destino que a mãe de CR7 decidisse ter a criança que, três décadas mais tarde, viria a ser o ídolo e inspiração de milhões.

O futebol está-lhe no sangue desde tenra idade e nem um problema cardíaco, diagnosticado aos 15 anos, o fez desistir dos relvados. Viajou sozinho para o continente e, apesar das saudades da família, manteve a mesma teimosia e perseverança que fazem dele, em 2018, o nome português mais conhecido no Mundo.

Oprah Winfrey

dia mundial da criança
Oprah Winfrey

Uma infância marcada pela pobreza, pelos abusos e pela instabilidade familiar. Os primeiros anos de vida da apresentadora de televisão Oprah Winfrey tinham tudo para se concretizarem numa vida trágica. Mas, apesar das adversidades, Oprah, atualmente com 64 anos, soube lutar para conseguir escapar a um destino incerto. Com apenas 19 anos, já apresentava noticiários numa rádio local e depressa chegou à televisão.

O seu estilo intimista e emocional de entrevistar pessoas é, ainda hoje, replicado em talk shows. O «The Oprah Winfrey Show», que foi emitido entre 1986 e 2011, continua a ser dos programas de maior sucesso da televisão norte-americana.

Filantropa, solidária, ativista, Oprah Winfrey já doou milhões e milhões de dólares para causas tão variadas como a educação, a cultura, a saúde. Depois da eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, em 2016, muitos desejam que, em 2020, Oprah Winfrey se candidate à liderança da Casa Branca. Uma possibilidade que – para já – não passa disso. Mas ainda faltam dois anos…

Barack Obama

dia mundial criança
Barack Obama

Nascido no Hawai, filho de mãe norte-americana e branca e de pai queniano e negro, aquele que viria a ser o 44º presidente dos Estados Unidos da América viveu a difícil, muitas vezes discriminatória realidade de ser uma criança multirracial. Barack Obama viria a admitir, anos mais tarde, que lhe foi difícil aceitar e reconciliar-se com a sua herança cultural e racial. A infância foi dividida entre o Hawai e a Indonésia, para onde se mudou com a mãe e o padrasto depois do divórcio dos pais.

A carreira de advogado, em paralelo com as atividades estudantis e o ativismo, surgiram logo no início da idade adulta. Em 2008, foi eleito presidente dos Estados Unidos com apenas 47 anos, tendo cumprido dois mandatos com recordes de aprovação, tanto nas urnas como nas sondagens. Foi o primeiro (e único) negro a chegar à Casa Branca.

Após 2016 criou, juntamente com a mulher, Michelle Obama, a Obama Foundation, uma organização sem fins lucrativos que tem – entre outros objetivos – como missão dar bolsas de estudo a jovens universitários com dificuldades financeiras.

Cristina Ferreira

dia mundial criança
Cristina Ferreira

Aos 40 anos é, incontestavelmente, a rainha da televisão portuguesa e uma das mulheres mais poderosas do país. Apresentadora, influenciadora, aquela que se autoapelida de «saloia da Malveira» fez o caminho até ao pequeno ecrã sozinha, a pulso, em busca de um sonho.

Em criança, ajudava os pais a servir às mesas e os tios a vender atoalhados na feira. Foi professora e, ao decidir fazer um curso de apresentação, o seu destino cruzou-se com Júlia Pinheiro, que haveria de ser a sua mentora televisiva. Quando é chamada, em 2004, para fazer dupla com Manuel Luís Goucha nas manhãs da TVI, era uma ilustre desconhecida.

Catorze anos depois, é ela quem dita tendências, dentro e fora do ecrã: foi das primeiras celebridades portuguesas a criar uma plataforma online rentável, a lançar produtos em nome próprio, a fazer do bilhete de identidade uma marca. Adorada por milhares, criticada e invejada por muitos, Cristina é o exemplo acabado de que, mesmo em Portugal, todos podem – independentemente das origens – concretizar os sonhos. Até os que parecem inatingíveis.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top