Tornar a ciência divertida para as crianças
O entusiasmo e a novidade que acompanham uma nova descoberta são excelentes aliados quando se trata de brincar com a ciência com crianças a partir dos 3 anos.
Na vontade de conhecer e saber mais emerge o espírito curioso característico desta idade.
Entende-se a curiosidade como um sentimento pelo qual descobrir coisas novas é positivo e conduz ao prazer. A criança sente-se entusiasmada por explorar e descobrir por ela própria. Uma criança que é mais curiosa é uma criança que aprende mais. Este é um dos segredos do sucesso escolar, uma vez que dirige o interesse da criança à aprendizagem, à descoberta e a novos desafios.
Sugerimos várias atividades que serão autênticas experiências de cientistas na tentativa de estimular a curiosidade no seu filho ou aguçar esse espírito curioso que ele já manifesta.
Sejam verdadeiros cientistas lá em casa!
Derretam o Chocolate
Coloquem uma pequena bola de cera e um pedaço de chocolate, guardados separados, um em cada mão. Tranquilize a sua criança lembrando-a que, a qualquer momento, quando ficar com as mãos pegajosas, poderá lavá-las. Saltem vinte vezes no mesmo lugar e andem à volta pela sala ou cozinha, repetindo duas vezes, sendo o tempo suficiente para ficarem com as mãos quentes e, assim, o chocolate derreter. Pergunte-lhe:
“Será que a cera e o chocolate derreteram nas nossas mãos?”, “Qual é o mais suave?”.
Abram as mãos em conjunto e mostrem um ao outro para que façam as vossas observações.
“O que aconteceu ao pedaço de chocolate? Qual é que está a derreter?”
Com esta atividade aprende o que é a mudança do estado sólido para o estado líquido. Procurem mais respostas:
“E a cera derreteu na mão? Que mais pode derreter? O que é que também pode mudar do estado sólido para o estado líquido?”.
Descobrir os estados líquido, sólido e gasoso
Encha dois recipientes ou taças com gelo.
“Será que o gelo derrete mais depressa sozinho ou será que o gelo derrete mais depressa se lhe juntarmos sal?”
Registem as vossas respostas em papel. Adicionem sal a um dos recipientes com gelo e vejam o que acontece. Registem os resultados verificados e comparem-nos com as vossas respostas iniciais.
“Porque é que o sal faz o gelo derreter mais depressa?”
Com esta atividade aprende-se que o sal altera a temperatura do gelo, fazendo-o derreter mais depressa do que se estiver sozinho.
Pode progredir com esta experiência e familiarizar o seu pequenote com as palavras líquido, sólido e gasoso usando um copo com água para demonstrar o líquido, uma peça dura para mostrar o sólido e fale-lhe do ar como um exemplo gasoso.
Com um pedaço de papel, segurem em pequenos cubos de gelo. Incentive-o a segurá-lo, experimentar lamber o gelo ou triturá-lo, explorando as suas propriedades.
“O gelo está num estado líquido, sólido ou gasoso? O que está a acontecer ao cubo de gelo? O que o faz derreter? Ele transforma-se em quê? Qual é o nome do seu novo estado?”.
Experimentem agora colocar uma grande quantidade de gelo num recipiente e preparem um jarro com água morna. Pergunte-lhe o que acha que irá acontecer quando a água é despejada sobre o gelo. O gelo irá derreter, passando a um estado líquido. Aproveite para lhe perguntar o que o faz derreter (a temperatura). Podem usar corante alimentar para dar cor à água. E agora, façam a vossa experiência! Convide-o a observar a água quente enquanto a derrama sobre o gelo.
O Iceberg flutuante
Experimentem fazer um iceberg flutuar na banheira! Façam o iceberg congelando um saco de plástico grande cheio de água e quando a água estiver congelada retirem o saco. Podem congelar brinquedos pequenos dentro da água. Descubram o estado em que se encontra; se é líquido, sólido ou gasoso. Falem da sua temperatura; se está quente ou frio. Aproveite para lhe perguntar:
“Está líquido, sólido ou gasoso? Está quente ou frio? O que acontecerá ao iceberg quando o colocarmos na água? Porquê? Como é que os brinquedos ficaram congelados no meio do iceberg?”
Descreva como inicialmente a água era líquida com os brinquedos soltos e que a colocaram no congelador para se tornar sólida. Continuem a explorar mais com a água, o iceberg e outros materiais.
Por Carolina Canto, Psicóloga, Professora Sénior Gymboree