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A nova escola!

 

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Setembro,o mês do regresso às aulas. Para alguns é mesmo um novo início, uma nova fase com muitas dúvidas, incertezas e expectativas. Na idade pré-escolar (3 aos 5 anos) são muitas as crianças que pela primeira vez vão à escola.
Nesse sentido, o Gymboree propõe estas sugestões a fazer aos pais, que podem facilitar a transição para essa nova realidade, a escola nova!
Para as crianças que não estão acostumadas a ficar sem os pais, a adaptação à nova rotina pode demorar cerca de 3 a 4 semanas.

1 – Peça às famílias que cheguem com tranquilidade e sem pressas de ir embora para que possam ter algum tempo ANTES das actividades começarem. Assim evita-se que a separação ocorra quando o grupo já está a meio de uma actividade. Este tempo irá ajudar a criança a ficar mais à vontade com o ambiente que a rodeia antes de os pais irem embora.

2 – Sugira aos pais que conversem com as crianças sobre o que esperar da escola e que demonstrem entusiasmo e curiosidade pela mesma, assegurando sempre que vão voltar. “João, hoje é dia de escola! Vais divertir-te muito com os teus amigos! Antes da escola acabar a mãe já estará cá e vai ouvir o que fizeste!”

3 – Deixe que a criança expresse os seus sentimentos e incentive os pais a reconhece-los perante a criança e garantir que vão voltar. “Como te sentes quando vais para a escola? Eu sei que te podes sentir um pouco ansioso ou nervoso ao fazer uma coisa nova, mas volto, porque mal posso esperar para ver o que fizeste!! Gosto muito de ti e quero ouvir tudo! Vou voltar e não vai demorar muito!”

4 – Evite dar ênfase ao que a mãe/pai está a fazer durante o tempo de escola (ex. No café, no cabeleireiro, divertindo-se longe…). Pelo contrário, mantenha a criança concentrada nas coisas que está a fazer e no quanto se diverte com os seus colegas. Os professores podem falar nos pais, dizendo “Está tudo bem, a mãe gosta muito de ti e está desejosa por voltar e ver as coisas que fizeste! A mãe VAI voltar e já não demora!”

5 – Em casos extremos, pode fazer um plano com a mãe/pai. Se houver problemas em fazer a transição, sugira que o tempo de separação seja aumentado gradualmente. No primeiro dia a criança fica apenas meia hora sozinha, no dia seguinte uma hora, no terceiro dia 2 horas, até que a criança consiga ficar bem todo o horário da escola. Encorage os adultos a elogiar a criança quando regressam, mesmo que esta só tenha ficado meia hora sozinha. “Muito bem! Foste capaz de fazer a aula sozinho sem a mãe! Como correu?” Isto irá incentivar a criança a continuar a ficar na escola sem os pais e a construir a sua confiança e realização.

6 – Não deixe que os pais apenas desapareçam. Estes devem despedir-se e dizer que estão desejosos por voltar, e saírem de uma forma calma mas rápida. Prolongar a separação ficando mais um pouco durante as actividades não ajuda a conquistar o objectivo da separação.

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