A nova escola! 6 Dicas para uma boa adaptação.

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A nova escola!

 

escola
Setembro,o mês do regresso às aulas. Para alguns é mesmo um novo início, uma nova fase com muitas dúvidas, incertezas e expectativas. Na idade pré-escolar (3 aos 5 anos) são muitas as crianças que entram pela primeira vez na escola, uma nova escola.

Nesse sentido, propomos estas sugestões aos pais, que podem facilitar a transição para essa nova realidade, a nova escola!
Para as crianças que não estão acostumadas a ficar sem os pais, a adaptação à nova rotina pode demorar cerca de 3 a 4 semanas.

Dicas para uma boa adaptação

 

1 – Tente chegar com tranquilidade e sem pressas de ir embora para que possa deixar o seu filho com calma, pois as suas emoções à flor da pele influenciarão o humor do seu filho.  O chegar a horas também ajuda a criança a integrar com maior facilidade a rotina da escola, em geral,  e da sala e da educadora em particular.

2 – Converse com a criança sobre o que esperar da escola e demonstre entusiasmo e curiosidade pela mesma, assegurando sempre que vão voltar. “João, hoje é dia de escola! Vais divertir-te muito com os teus amigos! Logo venho buscar-te e vou gostar de ouvir tudo o que fizeste!”

3 – Deixe que a criança expresse os seus sentimentos, reconheça-os e valide-os perante a criança. “Como te sentes quando vais para a escola? Eu sei que te podes sentir um pouco ansioso ou nervoso ao fazer uma coisa nova, mas estás acompanhado. Tens a professora e os outros meninos. Volto mais logo, porque mal posso esperar para ver o que fizeste!! Gosto muito de ti e quero ouvir tudo! ”

4 – Elogie a criança quando a vai buscar, mesmo que esta só tenha ficado algumas horas sozinha. “Muito bem! Estiveste na escola com a professora e os amigos! Como correu?” Isto irá incentivar a criança a continuar a ficar na escola sem os pais e a construir a sua confiança e realização.

5– No momento da separação não desapareça, simplesmente.  Despeça-se com um “até logo”, um abraço e um beijinho, tentando sair de uma forma calma mas rápida. Prolongar a separação ficando mais um pouco não ajuda a conquistar o objetivo da separação. Vai ver que não tarda nada a criança correrá para a escola!

6- Mantenha o contacto com a educadora/professora, tomando conhecimento de como está a evoluir a adaptação da criança durante o dia e partilhe as suas inquietações e dúvidas para que em conjunto possam contribuir para uma adaptação feliz da criança.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Scroll to Top