10 conselhos úteis para pais solteiros. Porque vivemos no mundo real

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A vida não é uma comédia romântica e, por vezes, as relações não dão certo. No entanto, os filhos continuam a ser a principal prioridade dos pais que têm de se adaptar a uma nova forma de parentalidade.

Deixamos-lhe 10 conselhos simples para que possa continuar a ser um bom pai/mãe/educador mesmo depois de uma separação.

1.Demonstre amor

Elogie a criança. Mostre-lhe que pode contar com o seu amor e apoio incondicionais. Guarde um momento, nem que sejam uns minutos por dia, para brincar, ler ou apenas estar ao lado do seu filho.

2. Crie uma rotina

Ter uma estrutura pré-definida – como refeições e horas de dormir bem determinadas – ajuda a criança a saber com o que pode contar

3. Procure uma rede de cuidados infantis de qualidade

Se precisa de apoio no acompanhamento dos seus filhos, procure profissionais certificados que possam acompanhá-los e estimulá-los num ambiente seguro. Uma criança mais velha não deve servir de babysitter dos irmãos. Seja prudente na escolha de amigos ou parceiros que conhece há pouco tempo para tomarem conta dos seus filhos.

4.Defina limites

Explique as regras de funcionamento da casa e o que se espera da criança – por exemplo, falar com bons modos. Reforce periodicamente essas regras.

5. Dialogue com o pai/mãe da criança

Conversar com o ex-parceiro(a) é essencial para haver consistência na disciplina que a criança recebe. A reavaliação de determinadas regras – como, por exemplo, o tempo limite para ver televisão – deve sempre ser feita em conjunto e mantida pelas duas parte.

6. Não se sinta culpado

Não se culpe ou castigue nem mime em demasiada a criança como forma de compensação por ser pai solteiro.

7. Cuide de si

Tome conta de si, física e emocionalmente. Faça uma dieta equilibrada e mantenha uma rotina de sono saudável. Arranje tempo para fazer atividades que lhe dão prazer, quer seja sozinho ou com amigos. Ofereça-se uma pausa. Não de ser mãe/pai mas para ser melhor mãe/pai. Se puder, deixe a criança umas horas ao cuidado de uma pessoa de confiança e mime-se com o que mais gostar.

8. Crie uma rede de apoio

Arranje um sistema de boleias com outros pais solteiros. Junte-se a um grupo de apoio para famílias monoparentais. Nas redes sociais há grupos para pais solteiros trocarem experiências e dúvidas. Telefone a familiares, amigos ou vizinhos a quem possa pedir ajuda.

9. Mantenha-se positivo

Se está a passar por uma fase complicada, seja honesto com a criança. No entanto, relembre-lhe que as coisas vão melhorar. A criança deve ter um grau de responsabilidade adequado à sua idade e não «portar-se como um adulto». Mantenha o sentido de humor perante os desafios do dia a dia.

10. Simplifique a sua rotina

Rituais como preparar e congelar refeições durante o fim-de-semana para os dias de trabalho, instruir as crianças para arrumarem as mochilas e disporem as roupas para o dia seguinte são extremamente úteis. A cada desafio que encontrar, questione-se: «Qual é a forma mais simples de fazer isto?».

Siga-nos no Facebook e no Instagram

Leia também

https://gymboreeclasses.pt/dicas-gymboree/paciencia-miudos-as-nossas-dicas/

https://gymboreeclasses.pt/dicas-gymboree/bebe-com-mais-de-tres-meses-conversas-de-barriga-para-baixo/

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top