Como conseguir mais gargalhadas dos nossos filhos?

//Como conseguir mais gargalhadas dos nossos filhos?

Nada enche mais os nossos corações do que as gargalhadas dos nossos filhos.

 

Sabia que rir juntamente com o seu filho desempenha um papel muito importante no desenvolvimento da sua auto-estima? Outro benefício é que ficará mais apto a resolver problemas e conseguirá aprimorar as suas competências sociais.

 

Para desenvolvermos o sentido de humor dos nossos filhos, também temos de ter um bom sentido de humor! E como o desenvolver?

 

Coisas tão simples como rir de si mesmo quando entorna a sua caneca de leite envia uma mensagem ao seu filho de que não há nenhum problema em cometer erros. Tal como não há problema em rir desses mesmos erros.

Se consegue rir quando comete um erro, está a demonstrar-lhe que consegue aceitar a sua imperfeição. Isso faz com que a ideia de se levantar e tentar novamente, quando cai, seja menos intimidante para o seu filho, e é mais provável que continue tentando, quando cai. Como bem sabe, também devemos encorajar o fracasso porque desperta novas aprendizagens!

As crianças oferecem-nos muitas oportunidades para um riso fácil (às vezes inconscientemente!).

 

É importante encorajar o riso e sermos o melhor público possível respondendo à sua tentativa de humor. Pode não achar que é engraçado bater na parede mas, se isso os faz rir, continue a bater!

Então, vamos encorajar os risos dos nossos filhos  fazendo caretas e sons engraçados. Reconheçamos: os nossos filhos só vão pensar que somos engraçados por um período de tempo bastante limitado!

Eis algumas das nossas formas preferidas de conseguir risadas dos nossos pequeninos:

 

Infantil

  • Caretas engraçadas: Abra bem os olhos, puxe as bochechas e deite a sua língua para fora. Com esta atividade, o mais importante é provocar o riso do seu filho, que deverá obter em resposta ao que está a fazer. Ele eventualmente tentará copiá-lo.
  • Jogo da surpresa: Mude a sua expressão facial toda vez que disser “Buuu!”. Depois dos 4 meses, os bebés adoram o elemento surpresa!
  • Sons engraçados: crie os seus próprios sons ou copie os ruídos do seu filho enquanto sorri e ri para reforçar que o comportamento é engraçado.

Criança

  • Rimas engraçadas: “Vem para aqui, Javali!”, “Dá-me um beijinho, golfinho!” ou “Fora da porta, sua orca!”
  • O inesperado engraçado: Pegue no seu pé e finja fazer um telefonema idiota. Coloque uma tigela na sua cabeça e diga que é um chapéu.

Pré escola

  • Vozes diferentes: Ao ler para o seu filho, altere as vozes de cada personagem. Quanto mais tola a voz, melhor!
  • Vestir-se mal: Incentive o seu filho a vestir as suas roupas e finja que veste as dele. Eles vão achar engraçado só o facto de tentar vestir as roupas dele.
  • Comida engraçada: torne a comida do seu filho engraçada, fazendo um sorriso na sua omelete ou panqueca. Ou transforme a sua sandes numa boca falante!

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.